Dicas Posts Recentes

Mochila muito pesada faz mal a coluna

Uma pesquisa realizada pela Escola Nacional de Saúde, instituição vinculada a Fiocruz, revelou que um em cada três brasileiros tem dores nas costas. Segundo o estudo, 36% das pessoas com mais de 20 anos são afetadas por problemas na coluna, a dor crônica mais comum entre os brasileiros. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem números ainda mais preocupantes: 80% da população mundial sofrerá com problemas nas costas em algum momento da vida. Além da postura, um grande vilão para os jovens que fazem parte dessa estatística é o peso que carregam nas mochilas.

Quando extrapolam o peso ideal – 10% do peso do jovem segundo a OMS -, as mochilas podem causar desde leves dores nas costas até tensões musculares e desvios na coluna. Mas não é apenas o volume que deve ser motivo de atenção dos alunos: o modelo também influi bastante. O ideal é equilibrar o peso nos dois ombros. As bolsas com modelos unilateral forçam a coluna para apenas um dos lados do corpo, o que prejudica bastante. O ideal é comprar uma mochila com um modelo que distribua equilibradamente o peso, com tiras acolchoadas e acolchoamento posterior, onde há o contato com a coluna.

Para sofrer menos com as dores nas costas o ideal é seguir algumas dicas:

  • Tamanho: nem muito maior e nem muito menor que as costas do aluno
  • Peso: não ultrapassar 10% do peso do jovem. Se ele tem 60 quilos, a mochila pode ter, no máximo, 6 quilos
  • Modelo: o mais recomendado é aquele com alças duplas, que se apóiem em ambos os ombros. Isso divide o peso igualmente.
  • Posição: a mochila deve ficar apoiada à região torácica, nunca pendurada na região lombar.
  • Distribuição de volume: livros mais pesados devem ficar mais próximos das costas.
  • Quantidade de material: levar para a escola estritamente o necessário é uma atitude que fará bem às costas. Deixe os livros que não for usar em casa.

Fonte: Guia do Estudante – Ed. Abril

Postar um comentário

*
*