Dicas Posts Recentes

O computador interfere na visão?

Hoje em dia, por mais que os pais digam que os filhos não devem ficar o tempo todo no computador é difícil ter esse controle total. Mas será que todas as horas passadas olhando para o seu monitor têm um efeito maléfico sobre a sua visão? O sistema visual humano é complexo e surpreendentemente adaptável. Ele pode mudar o foco para ver objetos próximos e distantes. Ele pode mudar para ver em condições de luz ou escuro. No entanto, apesar dessa complexidade, os olhos humanos simplesmente não lidam muito bem com o uso excessivo do computador.

Então observe o seu filho. Será que ele sente os olhos irritados após o uso do computador? Uma pessoa normalmente pisca de 12 a 15 vezes por minuto. Mas quem usa muito o computador termina piscando menos, ficando entre 4 a 5 piscadas por minuto. E por que isso acontece? Segundo o médico oftalmologista Eduardo de Lucca, quando estamos na frente do computador, os olhos normalmente saltam ao redor da tela num padrão chamado de ‘sacada’. “Piscar interrompe este padrão e reduz a produtividade de alguém que está concentrado em uma tarefa visual intensa”. Piscar menos pode aumentar a sua produtividade, mas pode deixar os olhos com uma sensação de secura, um sintoma comum de olhos secos.

Como a fadiga ocular afeta a visão normal, problemas secundários podem ocorrer também. Já notou que o seu filho fica curvado em direção ao computador para ver melhor a tela? Com a má postura ergonômica é fácil ver como os problemas de visão computacional podem originar dores na cabeça, no pescoço e nas costas. Então, atenção redobrada junto as crianças, pois não é só a vista que será afetada.

Postar um comentário

*
*