Dicas

O papel dos pais na construção da amizade

As amizades vão se formando quando a criança está brincando na praça que fica perto de casa, no condomínio que mora e na escola. Os pais ou responsáveis sempre devem saber com quem os pequenos têm contato, mas como tornar essa experiência dos primeiros amigos tão boa que fica guardada para vida toda? Estando sempre junto, apoiando, conhecendo os outros pais, seja na reunião de escola, seja descendo no parquinho com os filhos para brincar. 

Os pais podem proporcionar momentos que propiciem as interações e, com isso, a construção de amizades de maneira natural, orgânica. Mas é importante ressaltar que não é saudável forçar ou intermediar a construção de uma amizade entre duas crianças. O indicado é acompanhar o processo de interação e deixar a criança estabelecer a afinidade, ou não. Se você não se sente confortável com algum amiguinho do seu filho converse com ele, procure saber as qualidades da criança que ela tanto gosta. 

Uma forma de falar de amizade é apresentar alguns bons exemplos aos filhos para que eles construam referências. Por isso, listamos alguns filmes com uma narrativa sobre amizade e infância, que toda a família pode assistir junta.

TOY STORY (1, 2, 3 E 4)

Esse é, com certeza, o Top 1 de filmes infantis sobre amizade. Aos que acompanham a série de filmes iniciada em 1995, e com a quarta edição veiculada em 2019, sem dúvida recordam da trilha sonora de Toy Story que muito sintetiza a relação dos brinquedos entre si, especialmente o Wood e o Buzz Lightyear, e com a criança a quem pertencem – uma verdadeira lição de amizade.

E.T. – O EXTRATERRESTRE

O filme é um clássico do cinema, com mais de 35 anos. Mas é um bela história de amizade que vai além do espaço. O enredo gira em torno do encontro entre um garoto, Elliot (Henry Thomas) e um extraterrestre que ficou sozinho na Terra depois que sua nave partiu sem ele. O menino, por sua vez, faz de tudo para que o amigo de outro planeta não seja descoberto e capturado.

HEIDI

Heidi é uma história sobre a vida de uma menina órfã da Suíça escrita como livro infantil em 1880 pela escritora suíça Johanna Spyri. A história já rendeu vários filmes e desenhos animados de sucesso ao longo dos anos, tendo uma recente edição de 2015.

Gostou das nossas dicas? Ainda lembra das suas amizades da infância? Compartilha com os amigos esse texto!

Postar um comentário

*
*