Curiosidades

O que é um ano bissexto?

Você já notou que o ano de 2012 terá mais dias do que o ano de 2011? É que estamos em um ano bissexto, isto é, o mês de fevereiro não acaba no dia 28 e sim no dia 29. Como é possível notar, foi acrescentado um dia extra, ficando o ano com 366 dias. Mas porque isso acontece? Bem, no calendário gregoriano, o qual seguimos, o dia extra é incluído a cada 04 anos pelo fato de que o ano-calendário convencional possui uma pequena diferença em relação ao ano solar. Enquanto que no primeiro, o ano dura 365 dias para se completar; no segundo, dura 365,25 dias.

Esses 0,25 corresponde a um quarto de um dia. Portanto, a cada quatro anos existe a diferença de um dia em relação ao calendário convencional e solar. Esse dia é justamente o que caracteriza o ano bissexto.

Mas quando surgiu? O ano bissexto passou a ser adotado em 238 a.C. no Egito, por Ptolomeu III (246-222 a.C.). O mesmo surgiu a partir da necessidade de sincronizar os dias do ano, uma vez que qualquer erro no calendário poderia afetar a agricultura, a base da economia dos povos antigos.

Alguns pensam que o nome “bissexto” é dado pelo fato de tal ano possuir 366 dias, o que não é correto. Na verdade, Julio César optou pelo mês de fevereiro e escolheu “fazer um bis” ou “duplicar” o dia 24, chamando-o de “antediem bis-sextum Calendas Martii”. Foi assim que surgiu o nome “bissexto”

Com informações do site Brasil Escola

2 Comentários


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php:294 Stack trace: #0 /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php(254): commenter_link() #1 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(174): custom_comments(Object(WP_Comment), Array, 1) #2 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(145): Walker_Comment->start_el('', Object(WP_Comment), 1, Array) #3 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(135): Walker->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #4 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(370): Walker_Comment->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #5 /home/bloguito/public_html/wp-includes/comment-template.php(2097): Walker->paged_walk(Array, '5', 0, 0, Array) #6 /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/comments.php(43): wp_list_comments('type=comment&ca...') #7 /home/bloguito/public_html in /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php on line 294