Curiosidades

O que faz um meteorologista?

Vai chover. Vai fazer sol. Vai esquentar. Vai fazer frio. É o que a previsão do tempo nos mostra na televisão. E como podemos saber disso tudo? Graças a um profissional que trabalha com meteorologia: o meteorologista, cujo dia é comemorado em 14 de outubro. E o que é a meteorologia? É a ciência que estuda a atmosfera terrestre, ou seja, a climatologia, o tempo.

O meteorologista pode prever fenômenos da atmosfera que possuem influência sobre as nossas atividades. Ele pode prever se o tempo está bom para a aviação, se vai ter tempestade, se vai ter seca, quantos milímetros vai chover ou choveu, se vai nevar ou não.

Porém, o meteorologista pode trabalhar de várias formas, inclusive prestando serviço de consultoria para empresas e fazendas que necessitam saber como vai ser o tempo para o plantio, colheita, etc. O profissional da meteorologia também atua com manutenção de instrumentos como barômetros, que medem a pressão do ar, os desastres físicos e naturais, o comportamento da atmosfera do planeta e ter condições de fazer um planejamento ambiental ou socioeconômico. A profissão é regulamentada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).

Postar um comentário

*
*