Dicas

O que fazer depois do Enem?

Quando vem chegando o dia de encarar o Enem é aquela loucura: revisões, aulões, gabaritos! “Será que estou esquecendo algo?” é a frase que circula na mente dos jovens. Esse turbilhão de emoções se repete em dois domingos do mês de novembro. No primeiro, com as provas de Linguagens e Códigos, Redação e Ciências Humanas; no segundo, com Matemática e Ciências da Natureza. Aí, de repente, como num passe de mágica, acaba o Enem, correria, estudos… e não demora para vir aquele misto de alívio e ansiedade: o que agora? Nós temos algumas dicas! Veja abaixo. 

1. Férias

Ninguém é de ferro. Para quem estudou o ano todo, vale tirar umas semanas para arejar a cabeça, esquecer um pouco da química, da matemática, da geografia, da sociologia. Sair com os amigos, curtir uma praia, caminhar no parque. Sair da rotina de livros é super importante. 

2. Prepare-se para os resultados do Enem

Depois que acontece o Enem todo mundo fica na expectativa pelos resultados. Isso deve acontecer na primeira quinzena de janeiro, para já começar o ano com tudo. Assim que o MEC divulgar a data dos resultados, o estudante poderá acessar o site oficial do Exame para saber seu desempenho. Na sequência, é hora de respirar fundo e se preparar para os processos seletivos!

3. Prepare-se para o Sisu

O Sisu é o primeiro processo seletivo do governo federal que abre após a divulgação dos resultados do Enem. Quem participar concorre a uma vaga em uma universidade pública ou instituto federal de educação. Tem curso em todas as áreas, mas somente na modalidade presencial.

4. Prepare-se para o ProUni

O ProUni permite que estudantes entrem numa faculdade privada de qualidade com bolsa de estudos. São milhares de bolsas todos os anos, em instituições de todo o Brasil. O ProUni pode ser usado para cursos presenciais e a distância. A disputa também acontece por meio das notas do Enem. Para participar é preciso ter obtido pelo menos 450 pontos na média das provas do Enem mais recente, sem ter zerado a redação. O ProUni também tem duas edições por ano, no primeiro e segundo semestre. Os interessados precisam atender aos requisitos de renda familiar e ter feito o ensino médio em escola da rede pública.

Você que vai fazer o Enem esse ano, já pensou nessas próximas etapas?

Dica de Livros: Bechara para concursos

O autor da “Moderna gramática portuguesa”, a mais recomendada para concursos públicos, traz agora o “Bechara para concursos”, uma obra inédita — com o principal da teoria, exercícios selecionados das mais diversas bancas examinadoras e gabarito comentado — capaz de preparar todos que precisam alcançar êxito no Enem, vestibular e outras provas de Língua Portuguesa.

Postar um comentário

*
*