Curiosidades

O que são e como prevenir as verminoses ?

Dor de barriga, vômito, perda de apetite. Cuidado. Estes são alguns sintomas que podem indicar que o indivíduo está com alguma verminose. Você sabe o que são verminoses? São doenças causadas por bichinhos microscópicos, os vermes parasitas que se instalam em nosso organismo.

Geralmente, a maioria dos vermes se instala no intestino, mas também pode se alojar no cérebro, pulmões e até no fígado. Estas doenças são causadas quando ingerimos água não tratada, alimentos mal lavados, ou em locais onde falta o saneamento básico. As principais verminoses são Ancilostomose ou amarelão, ascaridíase, oxiuríase, teníase/cisticercose e giardíase.

Outra forma de pegar verme é quando comemos a carne de um animal infectado, seja de porco ou bovino, criado sem cuidados, que come restos de alimentos e lixo. Por este motivo, é preciso saber a procedência da carne e cozinhar bem. Carne de porco que não vem de procedência confiável pode conter a larva da Taenia solium ou Taenia saginata, causando a teníase. Tomar banho de rios contaminados também pode provocar verminoses.

Ao sentir dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia, procure um médico, você pode estar com verminose. É preciso tratar, pois muitos vermes podem levar à morte. O diagnóstico pode ser feito através de exames de sangue e de fezes, e devem ser tratados com vermífugos específicos para cada tipo de doença.

Então, se ligue, sempre lavar bem as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro. Também devemos lavar bem os vegetais como frutas, verduras e hortaliças. O ideal é tratar com hipoclorito de sódio, a fim de desinfetar os alimentos de vermes e de bactérias. lave bem os alimentos que serão consumidos crus, evite andar descalço em lugares onde há falta de higiene, e beba sempre água potável, filtrada ou mineral. Se não for possível, ferva a água antes de beber.

Postar um comentário

*
*