Dando início à série sobre artistas e suas obras, como falamos esta semana sobre a pintora Tarsila do Amaral, a sugestão é o livro Mestre das artes no Brasil – Tarsila do Amaral, escrito pelas educadoras Ângela Braga e Lígia Rego. A obra procura traçar um painel sobre o estilo da grande diva da arte moderna brasileira. O projeto gráfico valoriza as ilustrações e estimula a leitura, principalmente para as crianças. Dentro, um encarte que reproduz duas das principais obras da artista que morreu aos 86 anos (em 1973), deixando para o país um exemplo de valorização da amizade, de patriotismo e de cultura ao misturar em suas obras cores caipiras, lendas, amigos e a sociedade.
Outra sugestão é o livro A educação pela pintura, de Paulo Pasta. Este é um livro precioso. Não é só o testemunho do processo criativo de um grande pintor. Faço de suas palavras sobre Matisse as minhas para definir essa trajetória: Pasta, como seu mestre francês, recoloca a beleza no mundo e a reinventa num ato de generosidade do qual este livro é a prova maior.
Por último, a indicação é a obra Tita e o mundo das artes, de Elisa Maria Rands Coelho Barros. O objetivo dessa obra é desenvolver, com as crianças, uma metodologia de apreciação de pinturas. O leitor vai trabalhar as doze pinturas apresentadas nesse livro, de acordo com uma ou mais etapas da metodologia de análise estética (perspectiva, cor, forma, luz, etc).
Um estudo de pinturas e pintores famosos e um incentivo ao desenvolvimento de novos talentos que nascem a todo o momento e em todos os lugares. Um livro bonito, uma edição de luxo, numa linguagem leve, em que não só as crianças, mas todos que gostam de arte vão se deleitar.






Cinco motivos para estudar português
Vamos aprender sobre impressionismo?
Brincadeiras divertidas, coloridas e de moda
Dicas de leitura para toda família