Curiosidades

Os átomos e as moléculas em nosso mundo

Tudo ao nosso redor é formado por átomos e moléculas. A água que você bebe, o ar que respiramos, a caneta, o lápis, o papel… tudo isso é composto por milhares de átomos. Eles são tão pequenos que não podemos ver a olho nu.

Assim como a célula, o átomo é composto por um núcleo, os elétrons, que giram ao redor deste núcleo, os prótons e os nêutrons, que estão dentro do núcleo. Os elétrons e os prótons possui uma carga elétrica, e são opostos. Elétrons possuem carga negativa e os prótons possuem carga positiva. Já os nêutrons, não possuem carga elétrica.

Ao todo, há 92 tipos de átomos. E, em laboratórios, já foram criados mais uns 25. Os átomos podem unir-se a outros e, juntos, formarem uma molécula. E podemos ver as moléculas? Também não. Elas são minúsculas. Uma molécula é um conjunto de átomos unidos. Por exemplo, uma molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, cuja fórmula química é o H2O. Enfim, todas as substâncias são formadas por átomos e moléculas. Há substancias simples, formadas pelo mesmo átomo, e as substancias compostas, formadas por átomos diferentes.

Postar um comentário

*
*