Curiosidades

Por que devemos preservar a camada de ozônio?

Muito se fala sobre o buraco na camada de ozônio, mas você sabe o que é a camada de ozônio? É simplesmente um dos gases que envolvem a atmosfera terrestre. E sabe por qual motivo é necessário preservar? É porque a camada de ozônio protege o nosso planeta.

E protege de que, afinal? Nos protege dos efeitos ruins emitidos pelo sol. Ela também absorve e filtra os raios ultravioletas (UV) que são emitidos pelo Sol e podem prejudicar os bichinhos, os vegetais e a nós, seres humanos. Os raios ultravioletas podem danificar a pele e causar câncer. Também pode fazer mal aos olhos e até mesmo alterar o funcionamento das plantas.

A camada de ozônio é como se fosse o nosso protetor natural. Ela tem aproximadamente 10 km de espessura e está localizada numa camada da atmosfera chamada estratosfera. Ela também se compõe de átomos de oxigênio, formando uma molécula de ozônio (O3). E o que é que provoca o buraco na camada de ozônio? O uso de CFCs, substância que está presente em produtos como desodorantes, inseticidas, bem como os gases emitidos pela fumaça dos veículos, pelas indústrias e, claro, o aquecimento global.

E você, o que faz para preservar a camada de ozônio? Que tal estimular sua família e amigos a não usarem produtos com CFC, por exemplo?

Postar um comentário

*
*