Curiosidades

Quadrinho e mangá é tudo igual?

Revistinha, revista em quadrinhos, tirinhas, gibi, mangá, comics, graphic novel…..é tudo a mesma coisa? Apesar de serem histórias sequenciadas contadas em quadros, alguns são apenas sinônimos para a mesma coisa, enquanto outros possuem algum diferencial. Seja pelo formato, cultura ou pela história, entre outros detalhes.

Antes mesmo de começar a ler um livro, muitas crianças começaram a ler histórias em quadrinhos. Seja da Turma da Mônica, da Disney ou da Marvel Comics. Seja criança ou adulto, todo mundo lê ou já leu e se deliciou com esta forma de entretenimento. Elas são nada mais do que uma espécie de livro com histórias menores e muitas ilustrações, uma arte desenhada em forma sequencial, com histórias contadas através de quadros. Nos Estados Unidos os quadrinhos são chamados de comics; em Portugal elas são banda desenhada; na França são chamadas de bande dessinée; e na Argentina são historietas. No Japão elas são chamadas de mangás.

Nos EUA, os comics se caracterizam por serem histórias de super-heróis, como Batman, Super Homem, Homem Aranha, entre outros. A narrativa é contínua, sempre tem um “episódio” novo nas bancas semanalmente ou mensalmente. Eles se popularizaram nos Anos 60/70, com desenhos bem elaborados, capas bem-feitas, personagens anatomicamente perfeitos, humanizados. Nada de bichinhos e personagens engraçadinhos.

Já o mangá, apesar de ser uma história em quadrinho japonesa, possui uma estética diferente. Suas histórias tem início, meio e fim. Os quadrinhos japoneses possuem traços e a forma de desenhar bem diferente dos quadrinhos do ocidente, assim como o comportamento dos seus personagens e orientação da leitura, que é feita como os livros japoneses, de trás para frente. Suas histórias tiveram origem no teatro das sombras, na época feudal, escritas em rolos de papel em sequência e com ilustrações. Quando passaram a ser publicadas em larga escala comercial, ganharam o mundo, com popularidade por volta dos Anos 1940.

Por fim, vale ressaltar mais outra história em quadrinho diferenciada, que são as graphic novels. São uma espécie de quadrinho com edição especial, em formato de livro, e contam apenas uma história única, com capa dura e papel de qualidade. Pode-se dizer que é um livro ilustrado em formato de quadrinho.

Agora que você sabe um pouco mais sobre histórias em quadrinhos, fala aí: qual a sua preferida?

Postar um comentário

*
*