Curiosidades

Qual a diferença entre castelo e palácio?

Qual a diferença entre castelo e palácio?Quando pensamos em castelos e palácios, a primeira coisa que vem às nossas cabeças são os reis, rainhas e luxo, muito luxo. Até aí, tudo bem, mas essas construções têm funções diferentes. Ao contrário do que muita gente pensa, o castelo não tinha como função servir apenas de residência, mas sim de proteger o feudo, como se fosse um forte. Para a gente entender melhor essa história, temos que voltar no tempo, ir até a Idade Média, entre os séculos 5 e 15. Nesta época, a Europa se fragmentou e a economia se organizou em unidades pequenas e independentes, chamadas de feudos. E os castelos surgiram, justamente, para defender essas unidades econômicas.

Sei que essa revelação tirou um pouco do glamour dos castelos que tínhamos em nossas cabeças. Mas o que existe é uma confusão histórica entre castelo e palácio. Os palácios, sim, são construções luxuosas e existem desde o Império Romano; isto é, antes mesmo dos castelos. O nome palácio vem do latim “palazzo”, nome dado às residências dos imperadores que ficavam no Monte Palatino, em Roma. Outra característica é que os palácios são tipicamente urbanos, enquanto o castelo é rural. Ah! Mas apesar de servir de fortaleza, os castelos também tinham muito conforto e riqueza, até porque só nobres habitavam eles.

Os maiores do mundo – Há controvérsias sobre qual seria o maior castelo já construído. Mas, segundo O livro Guinness dos Recordes, o maior castelo do mundo ainda em pé é o Castelo de Praga, com 70.000 m2. O Castelo de Praga, fundado no século IX, atualmente serve como a residência presidencial, antigamente habitado pelos reis da Boêmia. Em seu interior encontra-se a Catedral de S. Vito, a Torre da Pólvora, o Palácio Real do Castelo de Praga, a Torre Dalibor, o Convento de São Jorge, o Palácio Lobkowicz e a Viela Dourada. E para visita-lo nem é preciso sair de casa. Com uma ajudinha do Google, a gente vai longe. Olha como ele é lindo: http://www.gosur.com/pt/republica-tcheca/praga/praga/poi/monumentos/castelo-de-praga-mapa/?streetview=1

Já o maior palácio residencial do mundo fica em Brunei e é a residência oficial do sultão, Hassanal Bolkiah, e a sede do governo de Brunei.  O palácio é conhecido como “Istana Nurul Iman”, que significa palácio da luz da fé. Foi feito com estilo arquitetônico de cúpulas douradas e telhados abobadados, por influência islâmica. A construção foi concluída em 1984, a um custo total de cerca de US$ 1,4 bilhão (aproximadamente R$ 2,74 bilhões, em valores atuais). E ele é realmente enorme: tem 1.788 quartos, dos quais 257 têm casas de banho, uma sala de banquetes que pode ser expandida para acomodar até 5.000 hóspedes e uma mesquita com capacidade para 1.500 pessoas. O palácio também inclui uma garagem para 110 carros, um estábulo com ar condicionado para o pôneis, cinco piscinas, 564 lustres, 51.000 lâmpadas, 44 escadas, e 18 elevadores. No total, Istana Nurul Iman tem 200.000 m² de área construída. Será que os moradores conhecem, realmente, toda a construção?

Ficou curioso para ver o tamanho do palácio? Olha ele aqui no Google Maps: https://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=4.871834,114.920855&spn=0.011609,0.021136&t=h&z=16&source=embed

Fonte: Revista Nova Escola e Blog Gigantes do Mundo (gigantesdomundo.blogspot.com)

2 Comentários

  1. fernanda
    Postado em 30 de junho de 2016 às 0:16

    mas qual ea diferença entre casa térrea e sobrado

    • Bloguito
      Postado em 29 de agosto de 2016 às 19:09

      Fernanda, gostamos da sua pergunta. Vai virar post brevemente!Fique ligado no nosso Bloguito.

Postar um comentário

*
*