Curiosidades

Qual animal mais venenoso?

Quando falamos em animais venenosos o que vem a nossa cabeça é a cobra. Apesar de ter algumas espécies bem perigosas, o animal número um dessa lista não pertence a esses animais vertebrados. O animal mais venenoso no mundo é uma água viva, conhecida como Água-viva-caixa-australiana (Cubozoa).

Estima-se que pelo menos 100 pessoas são mortas por ano devido a esse pequeno bicho assassino. Seu veneno atinge o coração, o sistema nervoso da vítima e as células da pele. O pior de tudo é que ele é tão doloroso que a vítima entra em choque, se afoga ou falece de parada cardíaca antes mesmo de sair da água. Os sobreviventes podem sofrer dores excruciantes durante dias após o contato com a água-viva-caixa-australiana.

O segundo lugar fica com Cobra-real. Essa cobra é a mais longa do mundo entre as venenosas, sendo encontrada principalmente na Ásia. Sua toxina é tão forte que é capaz de matar um elefante-africano em poucas horas. Diferente das outras, a cobra-real consegue injetar cinco vezes mais toxina com uma única picada.
É também das águas o terceiro animal mais venenoso. É o polvo de anéis azuis (Hapalochlaena). Apesar de pequeno –  ele tem aproximadamente 20 cm – sua toxina é tão forte que pode matar 26 adultos em questão de minutos, e não há nenhum tipo de antídoto! Sua coloração costuma ser amarela, mas ele altera para azul quando está no modo agressivo.
Você conhece outros animais venenosos? Conta para gente.

Postar um comentário

*
*