Curiosidades

Quem tem dente tem que evitar cárie

Ninguém gosta de sentir dor, não é mesmo? E quando bate aquela dorzinha de dente, é sinal de que alguma coisa está errada. É quase certo que você esteja com uma cárie. E o que é isso? É aquele pontinho preto que aparece nos dentes da gente. Mas, por qual motivo eles aparecem? Bom, ter cárie é um dos problemas mais comuns, seja em crianças, ainda com dente de leite, ou em indivíduos, com a dentição permanente. Na verdade, a cárie são pequenos orifícios deteriorados, uma lesão na estrutura dos dentes.

A cárie é causada por bactérias, estas existem naturalmente em nossa boca. As bactérias, juntam-se aos resíduos dos alimentos, e se não fazemos a higienização correta, elas irão se transformar em placas, tártaro e cárie. A cárie se instala por conta da desmineralização do esmalte do dente, que acontece devido aos ácidos produzidos pelas bactérias. Estas se alimentam dos resíduos alimentares que ficam escondidos entre os dentes. Muitas vezes elas aparecem e você nem sente dor. Mas, quanto mais tempo ela ficar por ali, mais profunda será a lesão e mais chato de tratar e ter que fazer uma restauração. Há casos em que a cárie pode provocar danos maiores e levar até à perda dos dentes.

E como é possível evitar? Primeiramente, é ir ao dentista regularmente para fazer uma limpeza e dar um banho de flúor. Depois, o que parece bobo, mas é o mais importante: escovar os dentes todas as vezes que ingerir alimentos e bebidas, ao acordar e antes de dormir. E não basta só isso. É preciso usar corretamente o fio dental para não deixar restos de comida entre os dentes. Algumas pessoas usam enxaguante bucal, que é um método que complementa a higienização oral. Mas vale conversar com o dentista sobre o seu uso e a marca mais indicada para seu caso. Pois seu uso prolongado pode provocar irritação na mucosa.

Capa do livro "E o dente ainda doía"

Uma leitura bem divertida sobre o tema é o livro E o dente ainda doía, de Ana Terra. Jacaré gosta de tomar banho de sol, folgado e largado. Mas este não conseguia descansar com uma tremenda dor de dente que lhe deu… Ah, coitado do jacaré! Vieram coelhos, sapos, ratos, tatus, toupeiras, patinhos e outros bichos para ajudar… Mas, e o dente? O dente ainda doía! Descubra como essa história vai acabar, com este livro que Ana Terra escreveu e ilustrou, brincando com os números, em ritmo de lengalenga e bastante diversão!

Postar um comentário

*
*