Curiosidades

Quilombos: cultura negra do Brasil

Os Quilombos são uma realidade da cultura negra do nosso país. Na época da escravidão, eles eram locais de refúgio. Hoje, eles são moradia de centenas de descentes dos escravos brasileiros. Segundo os registros existem quilombos nos seguintes estados brasileiros: Pernambuco, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santos, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Se você mora em Pernambuco, nem precisa ir muito longe para conhecer um. Segundo dados da Comissão Estadual das Comunidades Quilombolas de Pernambuco existem mais de 100 comunidades quilombolas, como a Castainho, em Garanhuns, e Conceição das Crioulas, em Salgueiro.

Pelo Brasil – Um dos mais conhecidos é o Quilombo dos Palmares, que era localizado na então capitania de Pernambuco, na serra da Barriga, região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado brasileiro de Alagoas. Conheceu o seu auge na segunda metade do século XVII, constituindo-se no mais emblemático dos quilombos formados no período colonial. Resistiu por mais de um século, o seu mito transformando-se em moderno símbolo da resistência do africano à escravatura.

Conheça mais sobre os Quilombos brasileiros no documentário abaixo

2 Comentários

  1. Postado em 9 de maio de 2012 às 15:48

    Gente,
    Amei a matéria e o vídeo.
    São dados importantíssimos e a gente precisa valorizar a cultura negra que é também a nossa!
    Tem uma ótima dica de livro:
    Título: Eu não sei de qual África veio o meu bisavô!
    Autor: Tadeu Costa
    Editora: Lazuli editora – Companhia Editora Nacional

    O livro tem ótimas ilutrações e fala da família da árvore genealógica, da etnia é muito legal mesmo! Vale a pena apresentar aos pequenos!

    • Bloguito
      Postado em 10 de maio de 2012 às 11:42

      Olá Cristiane, que legal que você gostou do nosso post. A nossa ideia é sempre valorizar a nossa cultura, postando curiosidades, vídeos e imagens. =)

Postar um comentário

*
*