Curiosidades

Sapo é diferente de rã?

Sapo, rã, perereca …é tudo igual? É não! E há quem ache que rã é o feminino do sapo, mas não é! Todos são anfíbios, há macho e fêmea, e cada um tem sua peculiaridade. São semelhantes, sim, mas, bem diferentes. Todos quando pequeninos são girinos. Mas quando crescem possuem características bem distintas.

Existem variações na pele, na cor, no formato do corpo e ano comportamento, sem falar do lugar onde vivem! Por exemplo, o sapo vive em qualquer lugar, prefere a terra firme, mas a rã fica sempre perto de lugares úmidos, onde tenha água, lagoas, rios, et. O sapo só vai a ambientes aquáticos quando vai reproduzir.

A perna do sapo é curta, ele rasteja e dá pequenos pulos. Já a rã, tem a perna longa e dá grandes saltos. O corpo da rã é bem compridinho e o sapo é mais gordinho.

Por viverem muito na água, as rãs possuem membranas nas patas. Elas possuem a pele lisa, e o sapo tem uma pele mais enrugada, cheia de bolinhas, parecendo verrugas. As rãs são verdes ou amareladas, a cor é mais clara que a do sapo. O sapo tem a pele mais escura, chegando a ser marrom ou um verde bem escuro. As rãs, inclusive gostam de nadar.

E a perereca? É bem parecida com a rã, mas são bem pequeninas e possuem a pele úmida e lisa como as rãs. Assim como os sapos, preferem ficar em lugares secos. Preferem os galhos das árvores. Seus olhos são esbugalhados. Suas pernas são bem fininhas e compridas e também possuem membranas nas patas, que funcionam como ventosas, ou seja, elas podem se fixar em superfícies. Geralmente as pererecas não passam de 10 cm.

Seja lá qual tipo for, tente não pegar neles, nem deixe seus cães e gatos chegarem perto, pois elas são tóxicas e podem envenenar seu animalzinho de estimação. Se pegar neles, lave bem as mãos.

Postar um comentário

*
*