Dicas

Seu filho pode ser um pequeno escritor

Uma pesquisa da universidade norueguesa de Stavang mostra que escrever abrange muitos sentidos, o que facilita a fixação do que é aprendido. Ao escrever, é criada uma “memória sensorial e motora”, que auxilia na assimilação das letras e do que foi lido e escrito. Então, como ajudar o seu filho a ter esse hábito?

Como ajudar, então? Para que a atividade de escrita seja prazerosa, ela precisa ter significado. Deve-se considerar também que quanto mais conhecimentos ela possuir sobre o sistema alfabético, mais fácil e natural será esse processo. 

Listamos algumas dicas: 

1 –  Diferente de clicar nas letras do celular ou do teclado do computador, escrever à mão exige mais atenção no início da alfabetização. Portanto, ajude a criança nesse processo de descoberta: de segurar o lápis a perceber as diferenças entre as letras e formar as primeiras palavras;

2 – Tudo começa com a leitura. Sempre mostramos aqui a importância de incentivar os pequenos a terem intimidade com os livros. Dedicar 30 minutos do dia para leitura de histórias com seus filhos é uma boa ideia, mesmo quando a criança já aprendeu a ler;

3 – Deixe o papel e o lápis à disposição de todos em casa. Eles podem ser usados para deixar bilhetes ou fazer a lista de compras, por exemplo;

4 – Que tal usar a escrita em brincadeiras no fim de semana? Recorte palavras e imagens de revistas e jornais e monte um pôster sobre um tema que seu filho curta? 

5 – Demonstre interesse e valorize os primeiros desenhos e letras, guardando-os, sem exigir perfeição de forma exagerada.

O legal é que tem projetos que podem te ajudar nesta tarefa. Um deles é o Faz e Conta (segue no instagram: @faz_e_conta). Ele é baseado na escrita criativa e é liderado por Bruna Maciel Borges. Vale a pena conhecer o projeto. Lá tem cursos online, como o projeto Escrever Escrever. Que por sinal está com uma vasta programação de cursos virtuais de férias. 

E você, incentiva a escrita nos seus filhos?

Postar um comentário

*
*