Atividades

Simples brincadeiras, grandes diversões!

Que tal propor ao seu filho uma tarde diferente? Ao invés de computador, televisão e vídeo game, a ideia é reunir os amigos para uma tarde de criatividade, com brincadeiras simples, mas diversão garantida. Uma brincadeira que com certeza vai chamar a atenção é a do Pé Teimoso.

A brincadeira começa assim: sentado em uma cadeira, o seu filho começa a fazer círculo com o pé direito no sentido horário. Foi fácil não foi? Agora, então, enquanto gira o pé direito em círculos, desenhe no ar, com a mão direita, um número “6”. Repare agora no pé. Ele mudou o movimento sozinho! Tente de novo! E de novo! Não adianta, pode desistir! Toda vez que fizer o “6” com a mão direita, seu pé direito também vai girar para o mesmo lado, no sentido anti-horário. Mas por que acontece isso? Porque é o mesmo lugar do cérebro que comanda este movimento do pé e da mão. É uma questão de cabeça!

Jogar Batata quente também é divertido. As pessoas ficam em círculo e alguém fica de fora. Quem está no círculo passa a bolsa bem rápida de mão em mão e quem estiver fora diz: “batata quente, quente, quente, … queimou!”, em quem a bola parar no queimou é eliminado.

Outra brincadeira é “Quando eu for a Paris”. Sentados, todos formarão um círculo ou uma fileira. O primeiro (escolhido previamente) irá dizer: “QUANDO EU FOR A PARIS VOU LEVAR…”, por exemplo, ele diz: uma maleta. O segundo no círculo irá dizer: “QUANDO EU FOR A PARIS VOU LEVAR: UMA MALETA E UM CHAPÉU”. Ou seja, vai dizer o que foi dito antes e mais um novo objeto, e assim sucessivamente, até que um dos participantes se equivoque e esqueça de dizer um dos objetos, aí o jogo se reiniciará. O jogo será encerrado quando todas as crianças falarem o objeto que irão levar na sua viagem. Esta mesma brincadeira pode variar com vários temas, como: “FUI NA FEIRA E COMPREI: BANANA, MAÇÃ…”, ou “FUI NO ZOOLÓGICO E VI UM: LEÃO, HIPOPÓTAMO…”.

Com informações do blog Se Liga Família!

2 Comentários

  1. Postado em 20 de janeiro de 2012 às 14:39

    estou adorando estas dicas vou usalas com os meus alunos na volta as aulas.

    • Bloguito
      Postado em 22 de janeiro de 2012 às 18:04

      Olá Sandra, quem bom que gostou de nossas dicas. Caso você também tenha alguma sugestão também nos passe. Será um prazer trocar ideias com você.

Postar um comentário

*
*