Curiosidades

Sistema respiratório: fundamental para a nossa vida

Assim que saímos da barriga da nossa mãe ele entra em ação. É o sistema respiratório que começa a funcionar com o primeiro choro do bebê. E ele vai continuar trabalhando por toda vida quer a pessoa esteja acordada ou dormindo. E se você pensa que a nossa respiração depende apenas do nariz está muito engando. A respiração libera energia do alimento. Isto mesmo, os alimentos contêm a energia necessária para nossas atividades. Essa energia é liberada por meio de uma transformação química conhecida como respiração celular.

E o nariz? Como ele funciona neste sistema? O nariz possui células especiais que captam os odores do alimento. Ele também aquece e umedece o ar que entra em nosso organismo: um ar muito frio poderia prejudicar as células dos pulmões e um ar úmido facilita a passagem do oxigênio para o sangue. As cavidades do nariz, as fossas nasais, são forradas por um tecido cheio de pequenos fios, os cílios, e cobertas por um líquido pegajoso, o muco.

Faringe e laringe são fundamentais no nosso organismo. A faringe serve como passagem tanto para o alimento quanto para o ar. Ela termina em um tubo curto, a laringe. Quando engolimos, a abertura da laringe, a glote, fica coberta por uma peça de cartilagem, a epiglote, impedindo que o alimento caia no sistema respiratório.
Na laringe estão também as cordas vocais. Quando falamos, as cordas vocais são esticadas por músculos e vibram com a passagem do ar: é isso que produz os sons de nossa voz. Da laringe, o ar passa para traqueia, que se bifurca nos brônquios. Cada brônquio se ramifica num pulmão, em tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. Os bronquíolos terminam em sacos microscópicos, os alvéolos pulmonares, agrupados como as uvas em cacho.

Ah, os pulmões! Eles são peças fundamentais. Cada pulmão contém, além dos bronquíolos, cerca de 350 milhões de sacos microscópio, os alvéolos pulmonares. Portanto, os pulmões parecem mais com grandes esponjas do que com balões. A presença de alvéolos aumenta muito a área de contato com o oxigênio. Veja só: Se os pulmões fossem como balões, como parede alvéolos, a área total é de cerca de 70 m². O ar entra e sai dos pulmões devido à contração e ao relaxamento do diafragma e de alguns músculos intercostais.

Postar um comentário

*
*