Dicas

Sites e canais no Youtube para ajudar na pesquisa escolar

Estudar com o seu filho pode ser bem interessante e até divertido. Além dos livros escolares, que são fundamentais para o aprendizado, você também deve buscar na Internet conteúdos complementares. Hoje trazemos dicas de 5 canais do YouTube e de 5 sites que vão te ajudar nessa tarefa. Confira as dicas. 

1 – O canal Ponto em Comum é excelente! Criado por Davi Calazans, o canal explica, de forma bem didática, temas complexos de matemática, física, química e biologia. Ótimo para quem está no ensino médio. 

2 – O Alimente o Cérebro aborda temas da filosofia e sociologia.O canal é uma excelente forma de se informar sobre assuntos pouco abordados na escola e também refletir sobre problemas da atualidade.

3 – Um dos maiores canais do youtube também é um dos melhores quando o assunto é educação. Divertido para os curiosos e para quem curte ciência, o Manual do Mundo publica as experiências mais divertidas e, enquanto entretém, também educa.

4 – O Nerdologia é um dos melhores canais educativos do Youtube. Ele sempre trabalha temas atuais e, através das notícias que circulam o mundo e também do hype de lançamento de filmes e seriados, dá uma aula de ciência.

5 – O canal Space Today veio de um blog com o mesmo nome. Editado por Sérgio Sacani, é produzido para os fãs de astronomia e astronáutica. Nele, encontramos vídeos diários sobre o nosso universo. 

6 – A Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa é um projeto que oferece recursos educacionais úteis para estudantes e professores, ajudando a suprir a carência de bibliotecas escolares no país e de materiais de qualidade em língua portuguesa na Internet.

7 –  O site da Organização educacional criada por Sal Khan tem como objetivo fornecer educação de alta qualidade para todos. A Khan Academy oferece uma coleção gratuita de cursos de matemática, separados por nível e por tema.

8 – No Google Maps (http://maps.google.com.br/maps) é possível pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélites da Terra. Mostra mapas das cidades, rodovias, auxilia na busca de caminhos, com informação dos trajetos com tempo e quilometragem. Para você ter uma ideia do que estamos falando, veja aqui o mapa de localização do Varejão do Estudante. Essa dica vai complementar muito os trabalhos de geografia. 

9 – Dentro do Google Maps existe o recurso Street View é possível ver imagens de ruas e fotos, como se vocês estivessem caminhando pelo local. É possível fazer esse passeio por várias cidades do mundo. Que tal passear por Paris? Clique aqui. Não esqueça de interagir com a foto. Você pode movimentá-la para todas as direções. Já pensou em faz um trabalho de história e colocar fotos de diferentes ângulos de um castelo?

10 – Google Earth tem modelo tridimensional do globo terrestre, com imagens feitas por satélite. Além de conhecer qualquer lugar do mudo, também é possível ver as profundezas dos Oceanos ou passear pelo espaço, com o Google Sky. Ótimo para as tarefas de ciências. 

Viu como é fácil aprender na frente do computador? Agora utilize esses recursos para gerar mais conhecimentos para o seu filho.

 

Postar um comentário

*
*