Atividades Dicas

Teatro: hora de diversão e aprendizado

É nos momentos de diversão que a criança mais aprende. Essa afirmativa já é bastante conhecida, não é verdade? Mas como estimular a brincadeira educativa? Os jogos podem ser uma alternativa, mas existe outra que mexe muito com a imaginação: o teatro!

O teatro é uma das artes que mais facilitam o aprendizado dos pequenos, tanto para aqueles que assistem a uma peça, quanto para os participam ativamente do espetáculo, representando ou tendo participação na montagem.

Ao participar de uma peça de teatro, na escola ou até mesmo dentro de casa com os amigos e irmãos, a criança aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a expressão corporal, a impostação de voz, aprende a se entrosar com as outras crianças, desenvolve o vocabulário, trabalha o lado emocional, desenvolve as habilidades para as artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurino e montagem de cenário), oportuniza a pesquisa, desenvolve a escrita, trabalha a cidadania, ética, sentimentos, propicia o contato com fábulas, contos, reportagens. São tantos benefícios.

Então que tal fazer uma tarde diferente e estimular os seus filhos a montarem uma peça de teatro em casa? Eles podem apresentar para os vizinhos, avós e tios. A história não precisa ser muito grande. Para aqueles que vão fazer a atividade pela primeira vez uma dica é interpretar as histórias de personagens já conhecidos. Os móveis da casa se transformam em cenário, para o figurino, nada melhor do que customizar roupas que não são mais usadas. Gostaram da sugestão? Criem a sua peça e mandem a foto para nós! Vamos adorar conhecer os seus artistas mirins. =)

Postar um comentário

*
*