Dicas Posts Recentes

Um dia para comemorar enviando cartas!

Você sabia que no dia 1º de agosto é comemorado o Dia Nacional do Selo? Mas e o selo é tão importante assim para ter um dia? É sim! O selo facilitou as comunicações entre as pessoas, pois antigamente a entrega de cartas era feita de maneira muito complicada e os carteiros tinham muitos problemas. Antes da criação do selo, a pessoa que recebia a carta era quem arcava com as despesas de correspondência. Posteriormente, foi possível implantar um sistema postal de âmbito internacional. O selo nasceu na Inglaterra, por volta de 1840, a partir da necessidade de se padronizar as tarifas postais. O primeiro selo trazia a imagem do rosto da rainha Vitória e foi idéia de um membro do parlamento inglês, Rowland Hill (1795-1875).

Aqui no Brasil. no dia 1º de agosto de 1843, foram emitidos os primeiros selos. Chamados de Olho-de-Boi por causa de suas semelhanças ao olho do animal, tinham os valores de 30, 60 e 90 réis. São os selos nacionais mais famosos. O Brasil foi o terceiro país do mundo a implantar o novo sistema, pouco depois de um selo lançado em Zurique, na Suíça.

A data é comemorada pelos Correios e pelos filatelistas (colecionadores de selos) com a emissão de selos e exposições. Mas vale lembrar que cada país tem uma data própria para essa comemoração, em função da data de lançamento de seu primeiro selo postal.

E, acredita que podemos aprender muito com os selos? Podemos conhecer peculiaridades sobre a história de uma sociedade, de uma nação e o momento histórico dela, já que, com freqüência, retratam algum tema ou personagem de determinada época que está em voga. O hobby de colecionar selos é chamado filatelia. O valor de um selo raro pode chegar a valores muito altos, e o verdadeiro filatelista está disposto a gastar muito para incorporá-lo à sua coleção.

E por falar em selo, pouca gente sabe, mas os Correios podem fazer um o selo personalizado, inclusive com sua foto ou com aquele desenho bonito que você fez! E funciona de uma forma simples. Para fazer um selo personalizado, basta preencher o Termo de Solicitação em uma agência de correios, escolher o modelo do selo, anexar a imagem ou foto e, entregar na agência. O prazo para entrega do selo personalizado é, em média, de 10 dias úteis.

Para escolher o modelo do selo, é importante observar se a foto ou arte/imagem também está no mesmo formato, horizontal ou vertical. A arte/imagem pode ser entregue em disquete ou CD Rom, acompanhada por uma cópia impressa colorida. E não fica muito caro! Agora é só fazer o seu desenho e pedir à mamãe ou ao papai para fazer lá nos Correios! E depois disso você pode enviar cartas e correspondências para seus amiguinhos, para aquela tia que mora em outra cidade, para a vovó ou para aquele amigo que saiu de férias e foi passar um tempo na casa de parentes em outra cidade.

Postar um comentário

*
*