Curiosidades

Um mártir que lutou em defesa dos negros americanos

“I have a dream”. Esta frase emblemática foi dita por um grande defensor dos direitos civis dos negros: Martin Luther King. Nascido em 15 de janeiro de 1929, em Atlanta, Georgia, nos Estados Unidos da América, ele recebeu o Nobel da Paz, em 1964 e foi um marco na história dos EUA. Ativista negro, ele lutou conta a discriminação racial.

Formado em Teologia, filho de pastores batistas, converteu-se em pastor também. Inspirado em Manhattan Gandhi e na teoria da desobediência civil de Henry David Thoreau, Martin Luther King Lutou pelo reconhecimento dos direitos civis dos negros norte-americanos, por meio de métodos pacíficos.

Seu movimento em favor dos negros incomodou autoridades e grupos como o Ku Klux Klan. Em 1957 fundou a Conferência da Liderança Cristã do Sul, sendo seu primeiro presidente. Entre as conquistas, liberou o acesso de negros em parques públicos, bibliotecas e lanchonetes. Outro feito seu foi a “Marcha sobre Washington”, em 1963, que levou cerca de 250 mil pessoas às ruas. Na ocasião, proferiu a frase do primeiro paragrafo, “Eu tenho um sonho”, onde discursou e defendeu uma sociedade em que negros e brancos deveriam viver em paz.

E toda essa luta teve um fim triste. Ele foi assassinado em 4 de abril de 1968, por um branco. Até hoje, é lembrado internacionalmente. Em sua homenagem, foi criado um feriado, o qual é bem respeitado por todo o EUA.

Capa do livro "O Jovem Martin Luther King"

Para conhecer mais a sua história, a sugestão é o livro O Jovem Martin Luther King, de Christy Whitman. Eu tenho um sonho.’ A frase ecoou, forte e eletrizante, entre as milhares de pessoas reunidas no Memorial Lincon naquela manhã de agosto de 1963,em Washington, para ouvir a voz dedicada de Martin Luther King Jr. A manifestação iria constituir um marco na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, coroando a vida do grande líder pacifista norte-americano, cuja a saga é contada neste livro de Chisty Whitman.

Postar um comentário

*
*