Curiosidades

Um metal que tem o poder de atrair outros metais

Que criança já não achou inusitado ou não tem curiosidade em saber o que é aquele pedaço de metal que atrai outros objetos e os deixa grudados nele? Já sabe do que estamos falando? É do imã. Vai dizer que você quando era pequeno nunca achou incrível ficar por aí passando o imã em todo lugar pra pegar parafusos, moedas, clipes e o que mais aparecesse pela frente?

E, afinal, você sabe o que é um imã? Nada mais é do que um corpo que gera um campo magnético em torno dele. E ele pode ser natural ou artificial. O imã natural é um óxido de ferro. Trata-se de um mineral encontrado na natureza e se chama magnetita. Já o artificial, é feito de ligas metálicas ou materiais cerâmicos, que são submetidos a campos magnéticos intensos, adquirindo, assim, a mesma propriedade, ou seja, ele também fica magnético.

Quando o imã tem formato mais aproximado de um quadrado ou retângulo, ele possui dois polos magnéticos em cada extremidade, que são o norte e sul. Ou seja, positivo e negativo., com a função de atração e repulsão em ambas extremidades. Mas, quando são em formato redondo, eles podem ser dipolos magnéticos. E, toda vez que você partir o imã ou subdividí-lo em parte, cada pedaço terá as mesmas funções, de atrair e repelir.

Mas, atenção! Cuidado, nada de ficar por aí com o imã em equipamentos eletrônicos, tomadas e pontos de energia, pois é perigoso, e você pode levar um choque e se machucar. Consulte sempre um adulto, e brinque sempre com metais que não sejam danificados ou tragam algum dano para você. Fora isso, pode brincar à vontade. Legal é colocar numa superfície de vidro, papel, papelão os objetos e ficar por trás passando para lá e para cá.

Postar um comentário

*
*