Dicas

Um passeio pelo museu

Obra de arte exposta nos jardins do Castelo São João/IRB

Eu sempre gostei de visitar museus. É como se eu entrasse em um túnel do tempo e vivenciasse, mesmo que na minha imaginação, um pouco da vida das pessoas que passaram por aquilo que está sendo exposto. Pode ser engraçado isso que eu faço, mas acho que muita gente tem os mesmos pensamentos. E se um adulto pensa assim, imagine uma criança passeando por um museu!? Pois aproveite essa curiosidade nata da infância e faça um passeio com os seus filhos pelos museus da sua cidade.

Aqui no Recife, sempre gostei de ir ao Museu do Estado de Pernambuco. Ele está instalado em um palacete do século XIX, que pertenceu ao Dr. Augusto Frederico de Oliveira, filho do Barão de Beberibe. O Museu ocupa uma área de 9.043 m2, com amplo estacionamento e jardins ornamentados com esculturas e vasos de cerâmica portuguesa. A entrada principal é guardada por dois grifos de bronze: cabeça de águia, corpo de leão e cauda de serpente. Imagens imponentes, que de perto chamam atenção pelos seus detalhes. No terraço lateral um canhão holandês, de bronze, com 3 metros de comprimento e, atrás do Museu, quatro canhões da artilharia portuguesa complementam a coleção de armaria. Dentro do Museu peças mobiliários e pinturas dos séculos XVII e XVIII.

Outro museu que vale muito a pena visitar no Recife é o Museu do Homem do Nordeste. O espaço é muito rico culturalmente. Fundado em 1979 pelo sociólogo Gilberto Freyre, o Museu tem um acervo diversificado, com cerca de 15 mil peças de heranças culturais da formação do povo nordestino. É um dos mais importantes museus antropológicos do Brasil!

E para finalizar, uma visita ao Museu de Armas Castelo São João, criado pelo colecionador pernambucano Ricardo Brennand, que há mais de cinquenta anos vem adquirindo obras de arte das mais diferentes procedências e épocas, cobrindo um espaço de tempo entre os séculos XV e XXI, com peças provenientes da Europa, Ásia, América e África. Essas obras de arte estão reunidas em coleções de pintura, brasileira e estrangeira, armaria, tapeçaria, artes decorativas, escultura e mobiliário. Não tem como não se encantar com o castelo. É um passeio para todas as crianças se sentirem príncipes e princesas.

Se você não mora no Recife e não tem como visitar as nossas dicas, não fique triste. Com certeza a sua cidade tem um museu tão interessante quanto os daqui. E para ajudar a você, fizemos uma lista de ótimos espaços que vão deixar as férias da sua família muito mais divertida.

Se você mora em São Paulo, a sugestão é o Museu da Língua Portuguesa (olha mais sobre ele aqui), o Masp, o Memorial do Imigrante e o Aquário de Santos. Na Bahia temos o Projeto Tamar e o Museu Carlos Costa Pinto. No Rio de Janeiro, um passeio pelo Jardim Botânico revigora a alma. No Rio também tem o Museu Histórico Nacional e o Museu da República. E em Petrópolis (RJ), o Museu Imperial vai levar você para as raízes da nossa história, na época que tínhamos um imperador.

Por Juliana Lopes

 

Postar um comentário

*
*