Dicas Posts Recentes

Utilize mapas virtuais para ensinar geografia

Com certeza você tem ou já teve dificuldade de colocar o seu filho para fazer a tarefa da escola. Mas você já parou para pensar que com um pouco de tecnologia isso pode mudar? As crianças de hoje em dia querem sempre mais e buscar ferramentas da Internet pode ser a solução. Uma matéria que pode ser bastante explorada no mundo virtual é a geografia. Com mapas virtuais, praticamente todos os lugares do mundo estão acessíveis aos olhares curiosos dos pequenos. Sites como o Google Maps e programas como o Google Earth possibilitam a visualização de partes do globo em versão cartográfica, imagens de satélite, fotos aéreas e até em 3D – algumas vezes, com uma resolução que permite perceber características das construções, quantidade de árvores e até de carros em uma paisagem.

Mas para que você possa levar essas novidades para as crianças é preciso conhecer cada um delas. Pensando nisso, criamos um roteiro de mapas na Internet para você explorar, se divertir e aprender junto com o seu filho.

Google Maps (http://maps.google.com.br/maps) : pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélites da Terra. Mostra mapas das cidades, rodovias, auxilia na busca de caminhos, com informação dos trajetos com tempo e quilometragem. Para você ter uma ideia do que estamos falando, veja aqui o mapa de localização do Varejão do Estudante.

Dentro do Google Maps existe o recurso Street View (http://maps.google.com/help/maps/streetview/). É possível ver imagens de ruas e fotos, como se vocês estivesse caminhando pelo local. É possível fazer esse passeio por várias cidades do mundo. Que tal passear por Paris? Clique aqui.

Não esqueça de interagir com a foto. Você pode movimentá-la para todas as direções.

Google Earth: modelo tridimensional do globo terrestre, com imagens feitas por satélite. Para ter acesso basta clicar aqui: http://earth.google.com/intl/pt/. Ah! Você também pode mergulhar no Google Ocean (http://earth.google.com/ocean/) ou passear pelo espaço, com o Google Sky (http://www.google.com/sky/)

Viu como é fácil conhecer o mundo sem sair da frente do computador? Agora utilize esses recursos para gerar mais conhecimentos para o seu filho.

Postar um comentário

*
*