Curiosidades Dicas

Vamos ao museu!

Você costuma ir ao museu? Infelizmente esse passeio não faz parte da rotina de muitas famílias. As crianças terminam conhecendo esses espaços através de passeios de escolas. Mas que tal mudar isso? Leve o seu filho para conhecer esse local que só tem o que ensinar. O Sistema Brasileiro de Museus define os museus como casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes.

Então, visitar um museu é fazer um passeio mágico, onde é possível voltar no tempo e viver experiências inusitadas. Existem vários tipos de museus e para ajudar a você a conhecer um pouco mais, fizemos uma relação:

Museu de história natural: preservam a fauna e a flora. Em alguns é possível conhecer os animais pré-históricos, extintos há milhões de anos! As crianças adoram ver fósseis e esqueletos de animais que viveram na Terra há milhões de anos.

Museu de arte: podem conter obras de diversos movimentos artísticos, desde pinturas bizantinas até movimentos mais recentes como os impressionistas, modernistas e contemporâneos. Levar o seu filho para um museu de arte é fazer com que ele tenha uma relação mais próxima com os pintores, por exemplo. E não pense que ele vai achar chato. A criança é sensível e consegue, muitas vezes, captar a mensagem do artista.

Museu sobre etnias: existem diversos tipos de museus que contam e preservam a história e cultura de diversos povos. Muitas vezes, algumas etnias nem existem mais, como é o caso de algumas tribos indígenas brasileiras e americanas. Aqui no Recife, uma sugestão é o Museu do Homem do Nordeste, no bairro de Casa Forte.

Museus de tecnologias: estes museus tratam da evolução da ciência e do conhecimento cientifico da humanidade. Exemplos: museu do telefone, do rádio, do automóvel. Não tem como não se divertir vendo artigos do passado e comparando com o que temos hoje.

Postar um comentário

*
*