Curiosidades Dicas

Vamos falar dos nossos sentidos?

O ser humano tem cinco sentidos. São eles: visão, olfato, tato, audição e paladar. Quem tem criança pequena em casa deve saber decorada a música dos cinco sentidos cantada pelo programa Hi Five, que passa no Descovery Kids. Vamos conferir?

Através dos sentidos é possível interagir com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc). E como conseguimos sentir tudo isso? É que quando sentimos um cheiro, por exemplo, são enviadas ao cérebro as sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso.

Vamos conhecer melhor os sentidos?

Visão

É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e a interpretação do que foi visto.

Audição

É a capacidade de ouvir os sons, como vozes, ruídos, barulhos e música.  O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro interprete aquele som.

Paladar

Este sentido permite ao ser humano sentir o sabor dos  alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.

Tato

É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.

Olfato

Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.

Nas próximas semanas vamos detalhar cada um deles e vocês vão conhecer mais sobre os sentidos, tantos nos humanos, quanto nos animais. Acompanhe com a gente!

Postar um comentário

*
*