Dicas

Volta às aulas: Faça uma agenda de estudos

As crianças e os adolescentes aproveitaram o tempo de férias com bastante tempo livre para a diversão, viagens, brincadeiras e jogos eletrônicos? Mas elas estão chegando ao fim e é hora de se organizar para enfrentar mais um ano letivo. Por isso, hoje estamos trazendo algumas dicas. A primeira é: tudo começa com um planejamento

Se o seu filho já tem tarefas de casa, o melhor é elaborar um plano de estudos. Mas é necessário que o ritmo de cada criança, senão não ele conseguirá cumprir o planejamento. O ideal é elaborar um plano de estudos semanal, organizando os conteúdos que serão estudados. Monte uma tabela semelhante ao horário escolar. Marque em cada dia as disciplinas que a criança irá estudar e, conforme a matéria é dada na sala de aula, vá detalhando os conteúdos ou as metas numa tabela ou quadro afixado.

O estudo pode ser realizado em dois ou três períodos de 2 horas no decorrer do dia. Mais do que isso pode levar a uma fadiga mental. Uma dica é intercalar as matérias (disciplinas) preferidas com as que não gosta. É bom evitar, por exemplo, estudar Matemática e Física em seguida, já que as duas exigem cálculos.

Mostrar para seu filho que ele é capaz de solucionar problemas, dando a ele a capacidade de buscar sua independência, é fundamental. Não pressionar nos estudos, fiscalização intensa não funciona. Ensine a ter responsabilidade, pois este é o melhor caminho para o crescimento escolar dele.

Compartilhe:

Failed to connect to api.facebook.com port 80 after 5206 ms: Connection timed out