Autores

Saci: do mito do século 18 à personagem de história em quadrinhos

O Saci é um dos personagens do folclore brasileiro mais conhecido do público infantil. Isso acontece por vários motivos. Historicamente falando, o Saci é um mito que data do século 18 ou início do século 19, segundo o folclorista Luís da Câmara Cascudo, e está presente em muitas regiões do Brasil, desde o Amazonas ao Rio Grande do Sul.

Há muitas variantes ou versões do personagem. Em algumas, o Saci é considerado um ser brincalhão, enquanto que em outras ele é visto como uma criatura do mal. Sua figura, no entanto, é sempre semelhante: um menino negro, de uma perna só, que fuma cachimbo e usa um gorro vermelho. Para alguns, é justamente este gorro que lhe dá poderes mágicos. Entre outros, o poder de desaparecer e aparecer quando quiser. O Saci gosta de travessuras e se diverte espantando cavalos, ou trançando a crina, queimando a comida e acordando as pessoas com gargalhadas.

Com tantas características, a curiosidade em torno desse mito cresceu e ganhou espaço na literatura brasileira. O Saci Pererê é personagem nos livros de Monteiro Lobato, que explora as travessuras nas páginas do “Sítio do Pica Pau Amarelo” e em histórias em quadrinhos, no traço bem humorado de Ziraldo, na coleção “A Turma do Pererê”, que conta as travessuras de um grupo de amigos na Mata do Fundão. Pererê, um menino negro inspirado na figura folclórica do Saci, e seus amigos; o índio Tininim, o macaco Alan, a onça Galileu, o jabuti Moacir, a Boneca-de-Piche, a mãe Docelina vivenciam situações que estão no cotidiano das crianças, mas difíceis de tratar tanto na escola quanto em casa. Entre os assuntos abordados com naturalidade por Ziraldo estão saúde, ética, pluralidade cultural, preservação da natureza e drogas. Para o autor, a coleção procura ser uma nova abordagem na relação da escola com o aluno, uma extensão do aprendizado, uma inserção criança em um universo de curiosidade e emoção.

 

1 comentário

  1. Postado em 2 de setembro de 2011 às 20:14

    Eu gosto de desenhar.Sou bom desenhista

Postar um comentário

*
*