Dicas de Leitura

A conscientização sobre lixo e meio ambiente através de leituras

Nesta semana, uma de nossas temáticas foi sobre como estimular a criatividade e a sustentabilidade na criação de brinquedos junto às crianças. Pensando nisso, nossas sugestões serão focadas na temática lixo, reciclagem e sustentabilidade.

1093215-gg
A primeira delas é a obra O saci e a reciclagem do lixo, de Samuel Murgel Branco e ilustrado por Weberson Santiago. O Saci é um dos personagens mais populares do folclore brasileiro. Simpático e divertido, ele é conhecido por suas brincadeiras. Nesta história, ele decide aprontar algumas de suas travessuras e acaba recebendo da natureza uma importante lição. O Saci aprendeu sobre a importância de reciclagem do lixo. Mas, afinal, você sabe o que é reciclagem? Você imagina em que podem ser transformadas garrafas de plástico, de vidro ou latas de alumínio? Então, acompanhe as aventuras do Saci e saiba mais sobre a reciclagem do lixo, um processo tão importante para a preservação e o equilíbrio da natureza.

426229-gg

A segunda sugestão é o livro Lixo e sustentabilidade, de Sonia M. Muhringer e Michelle M. Shayer. Na biblioteca, os colegas Dora e Noel recebem a visita de Leonardo, um garoto que veio do futuro para tentar evitar um acidente envolvendo catadores e material radioativo — agravado por interesses políticos. Para completar, Leonardo tem um segredo que envolve o futuro de Sara e Noel. Quer saber o final desta aventura? Então leia o livro!

1096671-gg

Por último, a nossa dica é a leitura de Lugar de futuro não é no lixo, de Paulo Rocha. O futuro de nosso planeta depende de que fizermos hoje para sua preservação. Este livro aborda a questão do lixo e dos resíduos gerados pelo ser humano, como diminuir sua produção e o que pode ser reaproveitado ou reciclado. As questões ambientais e o que pode ser feito pelo planeta são temas discutidos através de um texto objetivo e fartamente ilustrado, com exemplos claros, que vão contribuir para uma maior conscientização sobre o problema.

Postar um comentário

*
*