Dicas

Como trabalhar a inclusão na sala de aula?

Trabalhar a inclusão na sala de aula não é uma tarefa fácil. Isso porque a atenção não deve ser dado somente ao aluno que tem alguma limitação, seja ela física, mental, intelectual ou sensorial. É preciso inserir esse aluno especial em todo um contexto e fazer com que as outras crianças interajam com ele. Para que as atividades na sala de aula caminhem da melhor maneira, seguem algumas dicas.
1 – Professor, conheça, leia e estude sobre a deficiência do seu aluno. Ao fazer isso, a integração na sala de aula será muito melhor.
2 – Em muitos casos, numa sala que se tem uma criança que precisa de atenção especial, existe o segundo professor. Mesmo com esse profissional, é preciso que haja interação direta entre o professor de sala e o portador de deficiência.
3 – Estimule integração com os outros alunos.
4 – Tenha percepção do melhor lugar para este aluno em classe.Mas atenção, é preciso que ele concorde com isto. Nem sempre o aluno gosta de ficar nas primeiras carteiras.
5 – Em casos específicos, interaja com o segundo professor e com os pais para diagnosticar quais as melhores formas de aplicar o conteúdo para este alun).
6 – Trabalhe e crie um ambiente de respeito em sala de aula, apontando que todos são diferentes, mas que boa convivência está exatamente nisto.
7 – Trabalhe todas as capacidades possíveis do aluno com deficiência, mesmo que para isso seja feito, seja necessário algum tipo de adaptação, seja no ambiente ou no planejamento escolar.

Postar um comentário

*
*