Dicas de Leitura

Leituras e aventuras na biblioteca

Aproveitando que falamos essa semana das bibliotecas, sugerimos algumas dicas de livros com a temática. A primeira delas é A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, de Jostein/Hagerup, ilustrado por Silvia Ribeiro. Nils tem doze anos e acaba de voltar das férias escolares de verão, passadas em companhia de sua prima Berit, na cidade de Fjærland, interior da Noruega. Para não deixar de se falar, os dois decidem escrever um diário e remetê-lo de uma cidade a outra pelo correio. Já de início, porém, parece haver algo de misterioso no diário de Nils e Berit. Ao comprá-lo numa livraria, Nils conhece uma mulher estranha, alguém que ele e Berit haviam visto de passagem durante as férias.

A mulher faz questão de ajudar Nils a comprar o diário – uma esquisitice que ele não deixa de contar à prima já em sua primeira “carta”. Em Fjærland, Berit se põe a segui-la. Diante da casa da mulher, Berit “furta” um pequeno envelope da caixa de correio. Dentro, encontra uma carta vinda da Itália, endereçada a uma certa Bibbi, que menciona um sebo em Roma. O estabelecimento guardaria não apenas livros raros, mas também livros ainda não escritos. E um desses livros se refere a uma certa “biblioteca mágica”. Toda essa história Berit conta a Nils em sua primeira carta. A aventura mal começou, mas o leitor já se vê mergulhado num grande mistério. Quem é Bibbi e que biblioteca mágica é essa? É um caso para os pequenos detetives Nils e Berit investigarem a fundo – e tudo aquilo de que o leitor precisa para se divertir pelas páginas restantes. Em A biblioteca mágica de Bibbi Bokken, o grande herói é o livro e sua história, numa trama cheia de suspense e aventura.

A segunda dica é Um Rato na Biblioteca, de Carlos Augusto Segato. Com a chegada do gato Xaxá à biblioteca, os dias de festa dos pequenos roedores estavam contados. Intimidados, os ratos sobreviventes não voltaram mais para roer os livros. Só Asponsito, um ratinho míope e desengonçado que adorava ficar olhando as gravuras, continuou visitando as estantes. Uma noite, quando Xaxá — especialista em ratos de biblioteca — se preparava para dar o salto mortal sobre Asponsito, as imagens fascinantes do Gato de Botas o paralisaram. Essa surpresa interrompeu aquela perseguição e deu início a uma inesperada amizade entre gato e rato…

Outra sugestão de leitura é a obra Ludi e os fantasmas da Biblioteca Nacional, de Luciana Sandroni. Um inocente passeio num dia de sábado leva a família Manso a descobrir os mais escondidos – e fantasmagóricos – segredos da Biblioteca Nacional. Acompanhe a excursão de Ludi e sua família e conheça de perto a mais antiga e mais importante biblioteca do Brasil, e alguns dos livros e documentos mais raros de seu acervo, como a Bíblia de Mogúncia e o Livro de horas. No entanto, durante a visita nem tudo sai como planejado, e logo os Manso conhecem alguns dos habitantes mais ilustres da biblioteca. Quem serão eles?

Compartilhe:

Postar um comentário

*
*