Dicas de Leitura

Música e lindas ilustrações nas nossas dicas de livro da semana

 

A melodia também está na literatura. No livro Tio Pepe, O Professor de Música, de Tania Ricci (Editora Formato), conta a história de um professor meio maluco, que não se separava de um guarda-chuva amarelo muito grande e que se vestia de um jeito bem diferente. Mas impossível mesmo era esquecer sua maneira de entrar na sala de aula, às vezes tocando o sovaco, outras vezes com um tambor para chamar a chuva. Tio Pepe surpreendia sempre e deixou para todos uma lição das mais valiosas: ouvir sempre o som do coração, em tudo o que se for fazer.

Já imaginou um urso com música na barriga? Isso é possível sim! O livro O urso com música na barriga, de Erico Veríssimo (Ed. Cia da Letrinhas), conta a história de uma família de ursos que mora no Bosque Perdido, um lugar onde a bicharada faz a festa: o Tucano-Narigão declama versos, o Macaco-Patusco vende frutas no mercadinho, a Vaca-Amarela fornece leite para a freguesia e o Jacaré-Deixa-Estar tenta engolir a lua refletida na Lagoa Espelho. A vida era calma na família do Urso-Pardo, marido da Ursa-Ruiva e pai do Urso-Maluco. Até que uma ideia de Dona Ursa-Ruiva muda toda a história: ela decide encomendar à Cegonha uma irmãzinha para o Urso-Maluco. Ele, todo animado, escreve uma carta à Cegonha-Cor-de-Rosa pedindo não uma irmãzinha, mas um irmãozinho – e com música na barriga. O pedido do Urso-Maluco é atendido e começam as aventuras de um urso diferente. O dr. Cavalo quer operá-lo, mas Pai-Urso e a Mãe-Ursa não deixam. O Urso-com-Música-na-Barriga precisa descobrir como fazer com que entendam a sua linguagem. Ele vai crescendo até o dia em que é confundido com um urso de brinquedo e vai parar na casa de um menino muito rico, onde corre sérios riscos de vida.

Para finalizar, o livro Benjamin Poemas com desenhos e músicas, de Biagio D’Angelo, da editora Melhoramentos. Benjamin é uma criança que esta vivenciando os desafios e as alegrias da infância. O protagonista narra suas experiências com sensibilidade e poesia sem igual. As ilustrações, como numa dança, abraçam o texto, ampliando a significação da obra e apresentando o universo interior e onírico do personagem com maestria e delicadeza. Um livro que vale muito a pena ler.

Postar um comentário

*
*