Curiosidades

Mitos e lenda indígenas: o menino e o jacaré

Por entre o caminho trilhado pelos índios brasileiros, recebemos heranças das quais precisamos ser gratos. Os ancestrais indígenas cuidaram da terra mãe para nós e tiraram da terra somente o que ela podia dar: alimento, vida e natureza.

Uma das nossas maiores heranças literárias são os mitos e as lendas e esta história é uma adaptação de um mito tradicional dos Kayapós, um povo guerreiro que gosta de pintar o corpo, fazer arte e se enfeitar de pássaros.

O mito indígena é considerado sagrado. Para cada ser humano, é uma das formas de entender o universo, o homem e o meio ambiente.
“O menino e o jacaré” conta as travessuras do astuto índio Nuati, que vivia em um tempo onde os animais falavam com os homens e os deuses andavam na terra.

A ilustradora e autora Maté

As imagens desse livro me remeteram a um universo indígena, apaixonante. Contado e ilustrado por Maté, uma Francesa de Saint- Etienne que veio passear no Brasil.
Nesse passeio se apaixonou pela terra, foi ficando, ficando e hoje tem um trabalho belíssimo de pesquisa que vira livro. Isso não é bom?

Maté já tem um traço bastante conhecido por nós brasileiros, através de outros livros como Kaba Darebu e Krokô e Galinhola, também editados pela Brinque-book.

Este é um livro de cores onde podemos viajar nas aquarelas e lápis de cor usados por essa ilustradora e autora.
Me encantei com a sabedoria do pequeno índio Nuati, que viaja nas costas do jacaré, que quer apenas lhe dar uma boa lição. Será que ele consegue?

Mas o livro acima de tudo retrata a cultura, as artes, as tradições dos índios. É um livro importante para ser vivenciado nesta semana.
Na leitura complementar existem dados importantes sobre a nação e aldeia Kayapó, localizada na Amazônia, na região do rio Xingu.
Além de falar dos mitos, dos animais, das artes e trazer um rico vocabulário para fazer as crianças mergulharem na cultura e costumes indígenas.

Vamos fazer atividades com as crianças?

Antes da leitura:

Fale sobre as tribos indígenas, dos costumes, moradia, das vestes, das pinturas indígenas e principalmente pelo respeito que os índios tem pela natureza.

Durante a leitura:

Converse com os alunos sobre as aldeias que existem e que ainda existem poucos índios no Brasil.

Após a leitura:

Encontrei uma atividade de leitura muito criativa que o molde pode ser a própria mãozinha da criança.E cada um pode personalizar o seu com cores divertidas, colagens.

Está disponível em um site onde tem muitas atividades criativas, veja mais aqui. A oficina de Criatividade traz novidades inovadoras em arte e atividades. Vale a pena!
Vejam que fofo:

Fonte: Cristiane Quintas

Postar um comentário

*
*