Dicas de Leitura

Leituras didáticas e divertidas

Agora que vocês já sabem que o Pau-Brasil deu origem ao nome de nosso país, que tal saber um pouco mais sobre o período do descobrimento do Brasil? A primeira sugestão é o livro Navegações Maravilhosas – Brasil 1500, de Jafe Borges. Uma surpresa sensacional. Três irmãos descobrem, no sítio vizinho, uma máquina do tempo computadorizada. Um dos garotos é transportado ao Brasil de 1500, no exato momento em que era realizada a Primeira Missa. Daí em diante, vão se sucedendo novas e engraçadas aventuras, ligadas a acontecimentos de nossa História. Uma forma leve e agradável de rever os fatos históricos do nosso país.

navegacoes_maravilhosas

Na sequencia, a indicação é a obra Histórias que ouvi contar, de Alaide Lisboa de Oliveira. O livro fala de histórias que a gente ouve ou já ouviu contar alguma vez. Ele mistura personagens, enredos, mitos, épocas e lugares diferentes. Histórias vivas, originadas da tradição popular brasileira, da mitologia grega ou de obras clássicas, foram aqui recontadas e enriquecidas pelo poder de invenção e imaginação da autora mineira Alaíde Lisboa. Aprenda com a sabedoria do conselheiro do rei para descobrir “O homem honesto”, emocione-se com a cumplicidade de “Os amigos”, descubra como um homem enganou a Morte duas vezes em “O compadre da morte”, e divirta-se com uma leitura prazerosa e inteligente.

historias_que_ouvi

Por fim, em A arvore que não podia ser cortada, de Adalci Melo, conta a história de três crianças que ao sair do colégio avistam uma movimentação bastante estranha na praça: uma multidão estava lá, disposta a proteger um tesouro. Com a ajuda de dona Maria, os moradores da redondeza tentarão salvar seu bem valioso.

a_arvore_cortada

Divirta-se lendo esta história que é um exemplo de mobilização e conscientização, mostrando que juntos talvez seja possível realizar uma grande mudança, mesmo partindo de pequenas atitudes.

Postar um comentário

*
*