Dicas

Química: como ocorre a ligação dos átomos?

Hoje vamos de química! E o assunto é a ligação dos átomos. Você parou pra se perguntar como isso ocorre? Bem, essa é uma coisa bem presente na nossa vida. O oxigênio que respiramos, o gás carbônico, a água, o sal de cozinha, o aço: todos são formados pela “união” entre átomos, que no meio científico chamamos de Ligações Químicas.

Mas como essas ligações são feitas? De modo geral, existem três tipos de Ligações Interatômicas: iônica, covalente e metálica. Estas apresentam vários pormenores e características que a diferem, contudo tem como ponto de união a mesma finalidade fundamental: agregar a matéria.

LIGAÇÃO IÔNICA – É o tipo de ligação que ocorre quando um átomo doa um elétron de sua camada de valência, enquanto outro átomo recebe este mesmo elétron. O nome dessa ligação se deve ao fato da substância resultante dessa ligação formar, quando no estado sólido, um aglomerado iônico, um retículo cristalino, uma estrutura complexa com uma forma definida que quando em solução aquosa ou no estado líquido é dissociado, separado, em cátion e ânion, íons. O exemplo mais comum de composto iônico é o sal de cozinha, o NaCl.

LIGAÇÃO COVALENTE – Neste tipo de ligação ocorre o compartilhamento de elétrons da camada de valência dos átomos em questão. Podemos encontrar ligações covalentes: simples, onde cada átomo compartilha um elétron, dupla, compartilhando dois elétrons, tripla, compartilhando três, ou dativa, em que um átomo, após completar o octeto, doa um par de elétrons para o outro. Neste tipo de ligação que formamos as tão conhecidas moléculas, as infinitas que existem em nosso corpo, em todos os seres vivos e na atmosfera. A molécula mais conhecida é a água.

LIGAÇÃO METÁLICA – É um tipo de ligação onde os metais, apenas, se ligam por meio da formação de um “Mar de Elétrons”, isto é, após os átomos dos metais estarem ligados, ocorrer um fluxo constante de elétrons entre os metais. Essa ligação química ocorrido até no metal ouro, como é o caso do ouro. Na realidade, toda e qualquer liga de metais é composta por ligações metálicas, como por exemplo no latão, uma liga de cobre e zinco.

Tem um vídeo bem didático que explica tudo que falamos aqui. Vale a pena ver para completar o conhecimento:

Postar um comentário

*
*