Comemorações

23 de Abril: Dia de São Jorge, do livro e da rosa

Você sabia que na Catalunha (Espanha), hoje, 23 de abril, é comemorado o Dia de São Jorge, do Livro e da Rosa? É o dia do Santo Padroeiro, do amor e da cultura.

Para quem não sabe, hoje também é o Dia Internacional do Livro, e na Catalunha as pessoas têm o costume de presentear os entes queridos com flores e livros para lembrar a data. Por este motivo, a tradição é a data mais comemorada por todos os catalães.

E, de onde veio essa comemoração? Diz-se que, por volta do ano de 1926, a Espanha instituiu o dia 23 de Abril como Dia do Livro, pois esta data coincide com a morte do escritor Miguel de Cervantes. Na Inglaterra, a data também é celebrada devido à morte de Shakespeare. Sendo assim, na Catalunha, a data tornou-se um dos dias populares e mais celebrados, que ajudou a potencializar a difusão e a venda do livro catalão.

Dia mundial do livro e dos direitos de autor

A Unesco promove, internacionalmente, a leitura, a publicação de livros e a proteção da propriedade intelectual por meio dos direitos autorais (copyright). Considerando que historicamente, o livro é o instrumento mais importante na difusão dos conhecimentos, a Conferência geral da Unesco, reuniu-se em Paris e decidiu que uma das formas mais eficazes de promoção do livro é organizar todos os anos “O dia do livro”, e constatando que esta fórmula ainda não fora adotada em âmbito mundial, em 15 de Novembro de 1995 proclamou o dia 23 de Abril como o “Dia mundial do livro e dos direitos de autor”.

Postar um comentário

*
*