Comemorações

Dia das crianças pelo mundo

layout_facebook_141007_2

Vários países celebram o Dia das Crianças, mas cada um tem uma data. Aqui no Brasil comemoramos no Dia 12 de outubro. Mas como essa data foi escolhida? Bem, tudo começou no ano de 1923 na cidade do Rio de Janeiro, que sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança.  No ano seguinte foi elaborado um projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. E no dia 05 de novembro de 1924, foi instituído que 12 de outubro era oficialmente o Dia das Crianças.

E nos outros países, quando o dia é celebrado? Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho.  Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão celebrarem. No Japão é feriado nacional e são promovidas atividades ligadas a alegria e a saúde. Na Austrália também é no mês de outubro, mas na última semana. O interessante é que lá a cada ano um tema é escolhido e trabalhado com a criançada. No Canadá a celebração nacional é dia 20 de novembro e tem como base o respeito a criança.

Em 1954, a assembleia geral das Nações Unidas recomendou que todos os países em todo o mundo reservassem um dia para celebrar as crianças. O Dia Internacional da criança (20 de novembro) marca o dia em que a assembleia aprovou a declaração dos direitos da criança, em 1959, e a Convenção sobre os direitos da criança em 1989. O objetivo foi criar uma data que seria vista como um símbolo da fraternidade mundial e também uma oportunidade para promover o bem-estar das crianças.

Postar um comentário

*
*