Comemorações

Uma data para celebrar a nossa saúde

No próximo dia 5, comemoramos o Dia Nacional da Saúde. E sabe por qual motivo essa data foi criada? É uma homenagem à data de nascimento do médico sanitarista Oswaldo Cruz, nascido no ano de 1872. O dia é também uma forma de conscientizar as pessoas da necessidade em se manter uma boa saúde e ter cuidados com o nosso corpo.

E o que é saúde? Você responderia que é simplesmente não ficar doente. Será mesmo? Bom, segundo a Organização Mundial de Saúde, é o “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade”. A saúde nada mais é do que o equilíbrio físico, orgânico e mental do nosso corpo. Para que isso aconteça é preciso manter uma vida saudável.

Para sermos saudáveis precisamos ter cuidados com o corpo e cultivar hábitos saudáveis, a começar por uma alimentação saudável. Afinal, é através dela que adquirimos os nutrientes necessários para manter os órgãos em equilíbrio e evitar doenças. A alimentação saudável é sinônimo de alimentação equilibrada, à base de frutas, verduras, proteínas, carboidratos, laticínios, evitando produtos que contenham gorduras e doces. E nem é preciso dizer que devemos evitar álcool em excesso, cigarro e tantos outros males. É importante privilegiar alimentos frescos ao invés de alimentos processados e ultraprocessados. Faça inda ingestão de dois litros de água por dia, pratique atividade física, evite o sedentarismo, tenha cuidados com a higiene pessoal, descanse e tenha um tempo para o lazer. Pessoas estressadas, que trabalham muito, não se divertem, nem dedicam um tempo a si mesmas, acabam adquirindo muitas doenças graves como hipertensão, diabetes, obesidade, etc.

Para ter uma vida saudável também é necessário fazer visitas periódicas ao médico para realizar exames de rotina e averiguar se estamos com tudo funcionando bem. A propósito, você já fez seus exames de rotina este ano?

Postar um comentário

*
*