Comemorações

A história do hambúrguer

Esta semana está com um cheirinho de coisa gostosa no ar, pois dia 28 é Dia do Hambúrguer! Apesar de ser o rei do fast food e ter se tornado um ícone da cultura americana, não foram eles os criadores.

Há quem diga que foi criado na cidade de Hamburgo, na Alemanha, lá por volta do século 17. Mas na verdade, há indícios de que o hambúrguer foi mesmo criado no século 13, na Mongólia. Fato é que foram os orientais os responsáveis pelo desenvolvimento da técnica de temperar a carne e conservar por mais tempo. Contudo, foi lá em Hamburgo que os alemães passaram a cozinhar a carne, antes consumida crua, levando em seguida para a América.

E ao chegar lá nos EUA, esta delícia ganhou fama e se espalhou pelo mundo. E foi no século XX que eles modernizaram a iguaria. Aprimoraram a técnica fazendo um bife de carne moída juntando pão, folhas, picles, tomate, cebola, bacon, molhos diversos e o que mais a criatividade deixasse, transformando-o em “sanduíche de hambúrguer”.

Hoje são eles os maiores consumidores do mundo e os responsáveis pela sua globalização, tornando-o conhecido internacionalmente. Aqui no Brasil ele chegou nos anos 50 através de redes de fast food.

Apesar de calórico, ele é muito gostoso e deve ser apreciado com moderação. Mas se for feito em casa, pode ficar muito mais saudável. Quer aprender a fazer? Anote a receita e incremente ao seu gosto.

Ingredientes:

500 g de carne moída (eu uso patinho)
12 biscoitos cream cracker esfarelados
1 ovo
1 punhado de salsinha picada
1 punhado de cebolinha picada
1 col. (chá) de mostarda
Sal e pimenta a gost

Modo de Preparo:

Para esfarelar os biscoitos sem fazer bagunça, coloque os dentro de dois saquinhos plásticos. Envolva o saquinho em um pano de prato e com o martelo de carne ou o comum mesmo, quebre os biscoitos até obter uma farinha bem fina.

Em uma tigela misture bem todos os ingredientes, amassando com as mãos. Divida a massa em 5 porções e faça bolinhas com cada uma delas. Molde os hamburgueres, regue com um fio de azeite, cubra com plástico filme e leve a geladeira por 15 minutos. Depois é só grelhar em frigideira anti aderente.
Essa receita foi tirado do blog Dona das Coisinhas e é super fácil de fazer!

Postar um comentário

*
*