Autores

Grandes nomes das artes: Os Irmãos grimm

Neste mês, em nossa série Grandes nomes das artes, apresentamos uma dupla muito querida pela criançada, os irmãos Grimm: Jacob Grimm e Wilhelm Grimm, nascidos em Hanau – Alemanha, em 1785 e 1786, respectivamente. E você pode ate achar que não sabe quem são, mas se já leu Cinderela – A gata borralheira, então já leu um de seus contos. Reconhecidos por suas histórias do gênero fantástico, a dupla criou muitas histórias com personagens e seres imaginários, com acontecimentos sobrenaturais e mágicos.

Apesar de terem estudado Direito, dedicaram-se às suas belas histórias literárias, além de terem atuado até o final de suas vidas como professores de uma universidade alemã.

Segundo eles, as histórias eram baseadas no que ouviam durante o dia, nos fatos ocorridos com as pessoas com as quais conviviam diariamente, camponeses, amigos, familiares. A intenção era preservar a memória e cultura tradicional dos povos, e registrar por escrito as histórias que eram contadas oralmente de geração em geração. E para isso fizeram muita pesquisa, as quais contribuíram para diversas áreas até para diversos estudiosos, na filologia, antropologia e literatura comparada.

Para compor os livros e contos, eles ouviram historias de muitas pessoas amigas, entre elas, as de Dortchen Wild, esposa de Wilhelm, que contribuiu com 12 contos; duas amigas que contaram sobre Branca de Neve, e cerca de duzentas histórias foram ouvidas por uma velha camponesa, chamada Dorotea Viehmman.

Ao serem publicados por volta de 1810, as histórias levaram o título de “Histórias das Crianças e do Lar”, com 51 contos. Estes ficaram famosos por todo o mundo e ganharam muitas versões e adaptações em diversos idiomas. Após 200 anos, suas histórias tornaram-se imortalizadas e adoradas por todas as gerações. São elas: Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Branca de Neve, Rapunzel, O pequeno polegar, João e Maria, entre tantas outras famosas e menos famosas. Vale a pena pesquisar, ler e se divertir com os irmãos Grimm!

Postar um comentário

*
*