Dicas de Leitura

Um batalhão de letras e diversão

Esta semana nossos temas foram bem interessantes, por isso, nada mais justo do que indicar livros pra lá de legais. Para começar, a indicação é o Hipopótamo, batata frita, nariz: tudo deixa um poeta feliz, de Lalau. O que acontece se misturarmos cores, formas e bichos engraçados com poesia, rimas e desenhos? O resultado é esse livro infantil, parceria entre Lalau e Laura beatriz. Com rimas alegres e divertidas ilustrações em tinta guache, o livro promete despertar a atenção e a imaginação dos pequenos leitores.

hipopotamo_batata_frita

Em seguida a dica é o livro Letras, palavras, histórias, memórias, de Alejandro Magallanes. Letras, palavras, histórias, memórias narra, por meio de imagens, a história de um menino que encontra um livro em um banco. Ao começar a folheá-lo, todas as palavras caem no chão. O menino resolve reconstruir o livro. Após a narrativa visual, há um texto sobre a construção das letras, palavras, histórias e memórias.

letras_palavras_historias

Por fim, a dica é a obra O batalhão das letras, de Mario Quintana. O Batalhão das letras, primeira obra de Mario Quintana voltada para o público infantil, foi publicada originalmente em 1948. Inovador, o livro apresenta o alfabeto enquanto ensina poesia, ora ressaltando as formas gráficas das letras, ora seus fonemas.

batalhao_das_letras

Um singular abecedário poético, em que o autor brinca com as letras e as palavras de nossa língua, o livro traz vinte e oito estrofes que apresentam o alfabeto, suas formas gráficas e seus fonemas, sempre em associação aos objetos e ao ambiente do universo infantil. Em versos que encantam e ensinam, Quintana prova que é possível aprender e se divertir ao mesmo tempo. Afinal, nada como ser alfabetizado com poesia! E as ilustrações de Marilia Pirillo para a nova edição propõem um jogo: tente descobrir nos desenhos a letra-tema de cada página.

Postar um comentário

*
*