Dicas

A importância da leitura no maternal

Muita gente acha que ler para um bebê não influência em seu desenvolvimento. Mas isso não é verdade. Bebês podem até não entender todo o enredo de uma história, mas a leitura em voz alta os coloca em contato com outras dimensões das linguagens oral e escrita, que serão importantes em seu desenvolvimento.

Especialistas acreditam que, para alguém se interessar por livros na vida adulta, é fundamental que a palavra escrita esteja ao seu alcance desde cedo. Ou seja: estimular a leitura dentro do berçário, com bebês que ainda nem aprenderam a falar, pode ser o caminho mais curto para a formação de um futuro leitor. O legal é que existem livros para bebês e manuseando um livro, eles são capazes de identificar a existência da grafia e passam a estabelecer uma relação direta com a linguagem escrita, mesmo que sejam poucas palavras. E uma coisa importante, não importa se a criança ainda não aprendeu a ler ou se o exemplar em questão é feito de papel, plástico ou tecido.

Mas ler no maternal é algo comum? Não. E a pedagoga Cláudia Leão, da cidade de Santos, no litoral de São Paulo, sentiu isso na pele. Em 2002, durante uma reunião com educadoras do berçário onde trabalhava, Cláudia propôs uma atividade de leitura. A ideia foi recebida com espanto e até um pouco de desdém. Mas Cláudia bateu o pé e, da sua teimosia, nasceu o projeto Leitura no Berçário! Por Que Não?. Cinco anos mais tarde, em 2007, seu trabalho seria amplamente reconhecido e ela receberia um prêmio do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). Para despertar a paixão pelos livros nos pequenos, Cláudia usou uma estratégia muito simples. Ela criou livros feitos de pano e feltro que têm, em todas as páginas, desenhos de bichos e fotos de cada um dos bebês, lado a lado, como se fossem personagens de uma história.

E você, professor do maternal, já pensou em adotar a leitura com os bebês? Se sim, conte com a gente como foi a sua experiência.

Sugestão de livro para bebês: Banho bebê Hipopótamo, que é um livro fofinho em formato de hipopótamo para diversão no banho ou na piscina!

Você também pode complementar o tema vendo o vídeo:

Postar um comentário

*
*