Atividades

Como montar a primeira biblioteca do seu filho

Quando mais cedo ter livros em casa melhor. Ler para uma criança não é apenas levar conhecimento, é também estreitar laços. Mas como montar uma biblioteca em casa, para o seu filho, mesmo ele sendo bebê? Nós juntamos algumas dicas que vão ajudar você!

1. Para os bebês o livro é apenas um brinquedo que deve ser explorado como outro qualquer. Por isso, em um primeiro momento, os livros de pano, de banho e cartonados podem ser uma ótima opção. Um ou dois volumes com esse formato são suficientes.

2. Evite títulos com imagens estereotipadas e que simplesmente associam um desenho ao nome de determinado objeto. Lembre-se que os livros podem ser um excelente campo para que os pequenos possam experimentar a arte. Para isso, adquira obras que contenham imagens que possam ampliar o repertório estético dos pequenos, com ilustrações criadas a partir de diferentes projetos gráficos e literários, os chamado livros-álbum.

3.Toda boa biblioteca precisa ter livros de poemas. Crianças, mesmo pequenas, adoram metáforas e estão muito atentos aos jogos de linguagem, ao ritmo e a sonoridade presentes na comunicação humana.

4. Os contos de fadas também não podem faltar. Esses textos aproximam as crianças da cultura universal por meio de uma linguagem rica e cheia de fantasia.

5. Muito mais do que a quantidade de livros, aposte na qualidade e na disponibilidade do acervo. Para formar um leitor, é preciso dar acesso a um repertório de qualidade.

2 Comentários

  1. Isabeth Priscila
    Postado em 6 de abril de 2016 às 16:48

    Legal a dica pena que eu não a tive.
    Meu filho hoje tem 14 anos de idade e já leu mais de quatrocentos livro e ano passado doamos mais de 100 livros infantil lidos por ele. e também sempre visitamos a loja física do varejão do estudante que fica em Recife onde já compramos alguns livros. Meu pequeno leu seu primeiro livro aos quatro anos de idade.

    • Bloguito
      Postado em 8 de abril de 2016 às 17:16

      Isabeth, que coisa maravilhosa o seu filho gostar de livros! Mas é sempre hora de montar uma biblioteca em casa, não é verdade? Se inspire e monte a sua. E é sempre um prazer receber você em nossa loja. Volte sempre.

Postar um comentário

*
*