Atividades

Como montar a primeira biblioteca do seu filho

Quando mais cedo ter livros em casa melhor. Ler para uma criança não é apenas levar conhecimento, é também estreitar laços. Mas como montar uma biblioteca em casa, para o seu filho, mesmo ele sendo bebê? Nós juntamos algumas dicas que vão ajudar você!

1. Para os bebês o livro é apenas um brinquedo que deve ser explorado como outro qualquer. Por isso, em um primeiro momento, os livros de pano, de banho e cartonados podem ser uma ótima opção. Um ou dois volumes com esse formato são suficientes.

2. Evite títulos com imagens estereotipadas e que simplesmente associam um desenho ao nome de determinado objeto. Lembre-se que os livros podem ser um excelente campo para que os pequenos possam experimentar a arte. Para isso, adquira obras que contenham imagens que possam ampliar o repertório estético dos pequenos, com ilustrações criadas a partir de diferentes projetos gráficos e literários, os chamado livros-álbum.

3.Toda boa biblioteca precisa ter livros de poemas. Crianças, mesmo pequenas, adoram metáforas e estão muito atentos aos jogos de linguagem, ao ritmo e a sonoridade presentes na comunicação humana.

4. Os contos de fadas também não podem faltar. Esses textos aproximam as crianças da cultura universal por meio de uma linguagem rica e cheia de fantasia.

5. Muito mais do que a quantidade de livros, aposte na qualidade e na disponibilidade do acervo. Para formar um leitor, é preciso dar acesso a um repertório de qualidade.

2 Comentários


  1. Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function ereg() in /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php:294 Stack trace: #0 /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php(254): commenter_link() #1 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(174): custom_comments(Object(WP_Comment), Array, 1) #2 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(145): Walker_Comment->start_el('', Object(WP_Comment), 1, Array) #3 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-walker-comment.php(135): Walker->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #4 /home/bloguito/public_html/wp-includes/class-wp-walker.php(370): Walker_Comment->display_element(Object(WP_Comment), Array, '5', 0, Array, '') #5 /home/bloguito/public_html/wp-includes/comment-template.php(2097): Walker->paged_walk(Array, '5', 0, 0, Array) #6 /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/comments.php(43): wp_list_comments('type=comment&ca...') #7 /home/bloguito/public_html in /home/bloguito/public_html/wp-content/themes/bloguito/functions.php on line 294