Curiosidades

A importância do urubu para o meio ambiente

O urubu com certeza é uma ave pouco apreciada. Quando vemos um sabemos que por perto deve ter muito lixo ou algum bicho morto. Mas apesar de ser algo bem nojento para nós, isso é super importante para o meio ambiente. O urubu ajuda a manter a natureza limpinha.

O urubu é um animal necrófago, ou seja, que se alimenta de carne em putrefação. Ao comer restos de outros bichos, ele faz uma espécie de limpeza nos locais onde vive, eliminando do meio ambiente a matéria orgânica em decomposição.

Como não conseguem caçar, pois suas garras não tem essa agilidade, para encontrar a refeição eles contam com olfato e visão apurados. São capazes de ver um bicho morto a 3 mil metros de altura e de sentir o cheiro da carniça a 50 quilômetros de distância. Aí, fica voando em círculos e planando até ter certeza de que o local está seguro para se alimentar com calma.

E para deixar tudo ainda mais nojento, pelo menos para nós, como ele não consegue transpirar, o urubu usa uma estratégia para evitar que a temperatura do seu corpo suba muito. Ele faz coco e xixi nas próprias penas. Isso mesmo! O cheiro fedorento também ajuda a afastar os predadores. Quando estão no chão e se sentem ameaçados, eles vomitam para perder peso e alçar voo mais rápido!

Uma ave nada delicada, não é verdade?

4 Comentários

  1. Walter Cleto da Silv
    Postado em 20 de janeiro de 2016 às 12:52

    Parabéns pelo bloguito. As informações são muito boas e ajudam a ampliar o conhecimento.

    Um grande abraço.

    • Bloguito
      Postado em 2 de março de 2016 às 17:14

      Walter, que bom que você gostou. Toda semana temos novidades. 🙂

  2. José Tadeu De Resend
    Postado em 2 de julho de 2017 às 13:45

    O urubu é um animal protegido por lei, bem antes da lei de proteção dos animais. Infelizmente está em extinção. Ele é o lixeiro da natureza.
    As pessoas enterram seu animais, os órgãos governamentais proíbe a presença dos urubus nos aterros sanitários. Hoje eles vivem de buscar alimentos nas rodovias, comendo os animais atropelados. Os lixões a céu abertos, com a presença dos urubus eram mais seguros do que os modernos aterros sanitários, que hoje virou máfia dos grupos econômicos.

    • Bloguito
      Postado em 30 de agosto de 2017 às 20:19

      José Tadeu, as pessoas não dão importância ao urubu, mas assim como qualquer animal ele faz parte do ecossistema e tem sua relevância.

Postar um comentário

*
*