Dicas de Leitura

Obras instigantes para falar sobre a Rússia e o meio ambiente

Essa semana comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Que tal começar a conscientizar a meninada com uma leitura gostosa? A indicação é Meio ambiente – uma introdução para crianças, de Michael e Dennis Driscoll.

Capa do livro Meio Ambiente - Uma introdução para crianças

Os autores guiam os leitores numa expedição ao meio ambiente, apresentando dados sobre a escassez da água, a qualidade do ar, a construção de hidrelétricas, espécies de animais em extinção, produção de energia eólica, aquecimento global, reciclagem, erosão do solo e muito mais. A cada tema tratado são apresentados experimentos científicos e dicas para a criança colocar em prática ações em prol de um planeta sustentável, como economizar energia, reciclar o lixo, utilizar menos o carro, evitar desperdício de água, entre outras atitudes direcionadas a toda família. Com consultoria do biólogo Guilherme Domenichelli. Na sala de aula O livro traz muitas informações que podem ser trabalhadas pelos alunos durante todo o ano escolar, num planejamento multidisciplinar. Além de abordar o meio ambiente como um todo (água, terra, ar, fauna e flora), a seção “Descubra você mesmo” traz experimentos científicos – como dessanilizar a água, fazer um comedouro de aves com material reciclado, cultivar uma árvore, descobrir se há vazamento na casa, como produzir um raio – que estimulam a criatividade, a responsabilidade ambiental e o comprometimento com a preservação do planeta. Ao final do livro há um glossário de termos técnicos.

Capa do livro Fábulas

Com o início da Copa do Mundo todo mundo só fala da Rússia. A dica é conhecer autores russos. Uma boa dica é Fábulas, de Liev Tolstoi. Liev Tolstói, autor de Guerra e paz e Ana Karênina, é considerado um dos maiores escritores do mundo. De família nobre, sempre se colocou ao lado dos mais pobres, sendo um dos primeiros a combater a servidão na Rússia. Preocupado com o analfabetismo entre os camponeses, em 1859, Tolstói fundou em sua propriedade uma escola gratuita para crianças e adultos e promoveu a abertura de outras vinte escolas na região. O escritor tornou-se um professor interessado na formação de cada criança, publicando obras como as coletâneas Livros de estudos e Livros de leitura para crianças, com contos de sua autoria, contos folclóricos, fábulas e observações sobre a vida das plantas e dos animais. Com base nessas obras, Ana Sofia e Tatiana Mariz, organizadoras da edição brasileira, selecionaram as narrativas deste Fábulas. O livro traz nove fábulas em que as personagens principais são sempre animais ou plantas. O texto é conciso, bem-humorado e fácil de acompanhar, o que torna essas histórias adequadas a crianças que ainda não sabem ler, mas já acompanham bem a leitura feita pelos adultos em voz alta. Destacam-se ainda as caracterizações humanizadas dos animais no traço vívido e caricatural de Cárcamo.

Capa do livro Tash e Tolstoi

Outra sugestão interessante é a obra Tash e Tolstoi, de Kathryn Ormsbee. Natasha Zelenka é apaixonada por filmes antigos, livros clássicos e pelo escritor russo Liev Tolstói. Tanto que Famílias Infelizes, a websérie que a garota produz no YouTube com Jack, sua melhor amiga, é uma adaptação moderna de Anna Kariênina. Quando o canal viraliza da noite para o dia, a súbita fama rende milhares de seguidores – e, para surpresa de todos, uma indicação à Tuba Dourada, o Oscar das webséries. Esse evento é a grande chance de Tash conhecer pessoalmente Thom, um youtuber de quem sempre foi a fim. Agora, só falta criar coragem para contar a ele que é uma assexual romântica – ou seja, ela se interessa romanticamente por garotos, mas não sente atração sexual por eles. O que Tash mais gostaria de saber é: o que Tolstói faria?

Postar um comentário

*
*