Curiosidades

A origem do mosquito da dengue

Quando chega nesta época do ano as campanhas contra a dengue aumenta. E é sempre bom tomar cuidado mesmo. Já fizemos um post bem informativo sobre as precauções que devemos tomar. Confira aqui.

Mas o nosso post hoje não é só para alertar sobre os perigos do mosquito da dengue, mas sim dizer como é que ele surge. De onde o danado vem? Bem, o mosquito Aedes aegypti é originário do Egito e vem se espalhando pelo planeta desde o século 16, época das Grandes Navegações. Ele chegou ao continente americano no período colonial, por meio de navios que traficavam escravos.

A primeira epidemia de dengue em terras americanas aconteceu no Peru, no início do século 19, com surtos em outros países, como Colômbia e Venezuela. No Brasil, os primeiros relatos do mosquito datam do final do século 19, em Curitiba (Paraná).

Apesar de bem pequeno, com menos de 1 centímetro de comprimento, ele que tem cor marrom-escuro ou preto e listras brancas pelo corpo e pernas, tem sido o verdadeiro vilão do verão brasileiro há alguns anos. Ele é capaz de transmitir os vírus que causam dengue, chikungunya e Zika.

Infelizmente, o controle desse inseto é muito difícil, pois o ovo é resistente e pode sobreviver por vários meses em condições desfavoráveis, quando não há água, por exemplo. Eles podem ficar grudados nas paredes de recipientes, apenas esperando para o momento em que a água aparece ali e assim as larvas surgem. Então, todo cuidado é pouco!

Postar um comentário

*
*