Curiosidades

A Torre Eiffel, um dos grandes monumentos de Paris

Quando falamos em Paris, a imagem que vem à mente das pessoas é a Torre Eiffel, um dos maiores monumentos da humanidade. Símbolo de Paris, ela teve sua construção iniciada em 28 de janeiro de 1887.

A Torre Eiffel foi projetada Gustave Eiffel e teve sua inauguração em 1889. Ela já chegou a ser a uma das construções mais altas do mundo e possui 300 metros de altura. Trata-se de uma torre feita de treliça de ferro, localizada no Champ de Mars, e já foi visitada por milhões de pessoas no mundo todo.

O intuito de sua construção era o de comemorar os cem anos da Revolução Francesa (1789-1799). Na época, o governo francês pensou em fazer uma exposição mundial e lançou um concurso de design arquitetônico, foram recebidos mais de cem projetos e o escolhido foi justamente o de Gustave Eiffel, que deu nome ao monumento.

E para quem aprecia a França e suas arquiteturas, sugerimos a leitura do livro O Arquiteto de Paris, de Charles Belfoure. É um romance inspirador sobre escolhas e sacrifícios durante a ocupação nazista Na Paris de 1942, o talentoso arquiteto Lucien Bernard aceita uma encomenda que lhe renderá uma boa quantia de dinheiro, mas que talvez o leve à morte. Se for esperto o bastante, porém, poderá se safar de qualquer problema.

Postar um comentário

*
*