Comemorações

A inclusão da leitura

Essa semana tem uma data especial para as pessoas com deficiência visual. É que dia 08 de abril é celebrado o Dia Nacional do Sistema Braille. É através desse sistema, inventado em 1827 em Paris, que os cegos podem ler através do tato e descobrir um mundo de possibilidades.

O sistema Braille é um processo de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.

O Brasil conhece o sistema desde 1854, data da inauguração do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, chamado, à época, Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Fundado por D. Pedro II, o instituto tem como missão a educação e profissionalização das pessoas com deficiência visual. Com essa iniciativa, o Brasil foi o primeiro país da América Latina a adotar o sistema, trazido por José Álvares de Azevedo, jovem cego que teve contato com o Braille em Paris.

Postar um comentário

*
*